Não se pode dizer que tenha sido o fim de semana mais produtivo para os jogadores portugueses lá fora. Entre Europa e Arábia Saudita, apenas dois golos lusos foram apontados. Contudo, tal não impediu a conquista de importantes vitórias por formações compostas por treinadores e jogadores do nosso Portugal.

Premier League - Triunfos para todos os gostos

A quarta jornada da liga inglesa acabou por sorrir para a maioria dos portugueses. O Manchester City de Rúben Dias e Bernardo Silva recebeu e bateu o Fulham, treinado por Marco Silva, por contundentes 5-1. O central foi titular nos 'cytizens', enquanto que Bernardo Silva entrou aos 76 minutos.

Quem também foi suplente utilizado foi Diogo Jota. O avançado português entrou aos 65 minutos na vitória do Liverpool diante do Aston Villa por 3-0. Papel mais preponderante teve Fábio Silva no Arsenal; o médio contribuiu com uma assistência para a vitória caseira dos 'gunners' diante do Manchester United de Bruno Fernandes e Diogo Dalot por 3-1.

Pior sorte teve o Wolverhampton em casa do Crystal Palace. Com José Sá, Nélson Semedo, Fábio Silva e Pedro Neto a titulares, os 'wolves' saíram derrotados diante dos londrinos por 3-2. Já os estreantes tiveram resultados diferentes; o Nottingham Forrest de Nuno Tavares venceu em casa do Chelsea por 0-1, enquanto que Beto se estreou como titular no empate a dois do Everton em casa do Sheffield United.

Veja a classificação na Premier League

La Liga -  Félix e Cancelo estreiam-se com vitória

Em Espanha o destaque vai para as estreias de João Félix e João Cancelo com a camisola do Barcelona. Os dois portugueses entraram na segunda parte do desafio diante do Osassuna, e que acabou com vitória dos catalães por 1-2. Quem também arrecadou os três pontos foi o Bétis de Rui Silva. O guarda-redes português foi titular na vitória dos sevilhanos por 1-0 diante do Rayo Vallecano.

Menos sorte tiveram os restantes portugueses em ação. O Valência de André Almeida e Thierry Correia, ambos titulares, perdeu por 1-0 em casa do Alavés. Já Luís Maximiano foi incapaz de travar a derrota caseira do Almería por 2-3 diante do Celta de Vigo. Finalmente, o Real Madrid sofreu para vencer em casa o Getafe de Domingos Duarte por 2-1.

Veja a classificação atual da La Liga

Ligue 1 - Saldo positivo mas com pouca preponderância

Em França o Paris Saint-Germain parece estar a regressar à boa forma. Os campeões franceses foram a Lyon bater o Olympique de Athony Lopes por 1-4. Nos parisienses apenas Vitinha foi titular, enquanto que Gonçalo Ramos entrou na segunda parte.

Quem também venceu foi o Lille; a equipa treinada por Paulo Fonseca derrotou em casa o Montpellier por 1-0, tendo contado com Tiago Santos e Ivan Cavaleiro no onze inicial. Quem também foi titular foi Vitinha; o avançado do Marselha alinhou de início no empate a um golo dos marselheses em casa do Nantes.

Veja a classificação na Ligue 1

Serie A - Leão derrota Mourinho e Paulo Sousa ainda não ganhou

Em Itália o jogo de cartaz acabou por sorrir a Rafael Leão. O avançado português marcou um dos golos com que o AC Milan derrotou a Roma de José Mourinho e Rui Patrício por 1-2. O mesmo resultado deu-se no Náploes-Lazio; o campeão italiano perdeu em casa diante da formação romana, num jogo onde Mário Rui entrou aos 66 minutos.

Já a Salernitana de Paulo Sousa ainda não se estreou a vencer no campeonato. A formação de Salerno foi a Lecce perder por 2-0.

Veja a classificação da Série A

Bundesliga - Diogo Leite derrotado em casa

Depois de dois triunfos seguidos, o Union Berlin, com Diogo Leite a titular, sofreu uma pesada derrota em casa por 0-3 diante do RB Leipzig.

Veja a classificação da Bundesliga

Arábia Saudita - Portugueses em confronto direto

A quinta jornada da liga saudita trouxe dois embates de equipas treinadas por portugueses. O Al-Hilal, treinado por Jorge Jesus e com Rúben Neves a titular, venceu por 3-4 em casa do campeão Al-Ittihad Jeddah, treinado por Nuno Espírito Santo, e onde Jota foi suplente utilizado.

Já o Al-Nassr, comandado por Luís Castro venceu de forma contundente o Al-Hazm de Filipe Gouveia e Tozé por 1-5. Cristiano Ronaldo e Otávio foram titulares e ambos contribuíram com um golo para a vitória da formação de Rhiade.

Brasil - Ronda sem vitórias para os treinadores lusos

A 22ª jornada do Brasileirão não trouxe qualquer vitória aos seis técnicos portugueses. O Palmeiras de Abel Fereira não foi além de um empate a zero em casa do Corinthians, resultado que se repetiu nos jogos do Goiás, de Armando Evangelista, diante do Internacional, e do Red Bull Bragantino de Pedro Caixinha contra o Cruzeiro. Empate, mas a um golo, conseguiu o Bahia de Renato Paiva diante do Vasco da Gama.

Pior ainda estiveram o Botafogo de Bruno Lage e o Cuiabá de António Oliveira. Os cariocas perderam em casa diante do Flamengo por 1-2, enquanto que a formação do Mato Grosso saiu derrotada de Porto Alegre por 2-0 diante do Grémio.