É segunda-feira e é dia de olharmos para o que é que os jogadores portugueses fizeram nos palcos internacionais no último fim de semana. Com muitos campeonatos em que a bandeira de Portugal foi hasteada, venha daí em mais um 'Portugueses lá fora':
Em Espanha, André Almeida em destaque num 'duelo português' e Félix ausente
Uma jornada na La Liga em que o principal destaque vai para o embate entre o Valência e o Bétis. Do lado dos 'Valencianos', não só destaque para o 3-0 que garantiu a vitória como também para o facto de um dos três golos ter sido marcado por André Almeida aos 63 minutos - um grande remate num livre direto, refira-se. Thierry Correia também foi titular e ajudou na vitória frente ao Bétis de William Carvalho e Rui Silva, com menos motivos para sorrir.
Carlos Carvalhal, por outro lado, ainda não soube o sabor das vitórias em Espanha. O Celta de Vigo deslocou-se ao reduto do Rayo Vallecano onde empatou a zero golos e com Gonçalo Paciência no onze inicial.
Uma jornada que não teve bandeira portuguesa para os lados do Atlético de Madrid, que não pôde contar com João Félix por castigo. O avançado português assistiu de fora a mais uma derrota dos 'Colchoneros' por 1-0 no terreno do Mallorca.
Veja a classificação da Liga Espanhola
Em França, só vitórias para os portugueses com Renato Sanches, Nuno Mendes e Tiago Djaló à cabeça
Na Ligue 1, motivos para os portugueses sorrirem. O Paris SG goleou o Auxerre por 5-0 e com Renato Sanches a contribuir no resultado final com um golo e Nuno Mendes com duas assistências. Danilo Pereira também foi titular nos Parisienses.
O Lille de Paulo Fonseca também regressou aos bons resultados com uma vitória por 1-0 na receção ao Angers. O único golo foi precisamente marcado por Tiago Djaló aos 36 minutos. José Fonte também foi titular no triunfo da equipa.
Veja a classificação da Liga Francesa
Na Premier League, Ronaldo mexe fora do relvado e Fábio Vieira ajudou o Arsenal diante os portugueses do Wolverhampton
Um final de fim-de-semana que deixou Old Trafford em alarme depois da entrevista de Cristiano Ronaldo a apontar os dedos ao técnico Erik Ten Hag e a alguns responsáveis do Manchester United. Depois de não constar na ficha de jogo diante o Fulham, este parece ser mesmo o fim de linha para o internacional português nos 'Red Devils'.
No futebol dentro das quatro linhas, a Premier League continua com bastantes portugueses em ação e este foi um fim-de-semana de sabor agridoce para os lusos. No duelo entre Arsenal e Wolverhampton, foi Fábio Vieira e Cédric Soares que saíram com motivos para sorrir após vitória dos Gunners por 2-0. O médio português assistiu Odegaard para um dos dois golos da tarde aos 55 minutos. Cédric entrou já nos minutos finais.
Do lado do Wolves, José Sá, Nélson Semedo, Toti Gomes, Rúben Neves, João Moutinho e Gonçalo Guedes foram titulares, sendo que Matheus Nunes e Podence entraram no decorrer do encontro.
Quem não foi feliz foi a armada portuguesa do Manchester City, que somou a segunda derrota na Premier League, agora diante o Brentford por 2-1. Cancelo e Bernardo Silva foram titulares, mas Rúben Dias não saiu do banco de suplentes.
No outro lado de Manchester, Bruno Fernandes foi manifestamente mais feliz ao assistir mesmo para o golo de Eriksen na vitória do Manchester United frente ao Fulham de Marco Silva. Dalot e Ronaldo estiveram de fora enquanto que João Palhinha compôs o meio-campo do adversário.
No Liverpool, Fábio Carvalho somou alguns minutos na vitória por 3-1 diante o Southampton.
Veja a classificação da Premier League
Na Serie A, Leão com motivos para sorrir; Mourinho nem tanto
Uma Serie A que, como é habitual, teve grande representação portuguesa com boas e más notícias.
Na receção do AC Milan ao Fiorentina (adversário do SC Braga na Conference League), Rafael Leão marcou na vitória do emblema de Milão por 2-1.
O Nápoles de Mário Rui também continua imparável e, com o lateral português a entrar no decorrer do encontro, venceu a Udinese por 3-2.
Menos razões para sorrir tem José Mourinho e Miguel Veloso. A AS Roma do técnico português não conseguiu ir além de um empate na receção ao Torino com Rui Patrício a titular.
Miguel Veloso também foi titular em mais uma derrota do Hellas Verona, desta vez por 2-1 frente ao Spezia.
Veja a classificação da Liga Italiana
André Silva de pé quente na Bundesliga
Em mais uma jornada da Liga Alemã, alguns destaques portugueses em campo. O RB Leipzig de André Silva venceu o Werder Bremen por 2-1. O avançado português acabou mesmo por se destacar com um golo logo aos 13 minutos.
Raphael Guerreiro e Diogo Leite acabaram por não ser tão felizes. O Borussia Dortmund saiu derrotado no terreno do Mönchengladbach por 4-2 e o Union de Berlim no reduto do Freiburg por 4-1. Diogo Leite acabou mesmo por se destacar pela negativa ao ser expulso ainda na primeira parte.
Veja a classificação da Bundesliga
Fábio Silva, Francisco Conceição, Jota e Sérgio Oliveira noutros campeonatos
Nos palcos mais periféricos também houve portugueses em destaque.
Na Turquia, Sérgio Oliveira teve um fim de semana bastante tranquilo. O médio português foi titular e cumpriu 80 minutos na vitória esmagadora por 7-0 diante o Basaksehir.
Fábio Silva acabou por passar mais despercebido no Anderlecht e acabou por não conseguir evitar o mau resultado diante o Genk (derrota por 2-0).
No futebol neerlandês, Francisco Conceição voltou a ter um fim de semana infeliz. O extremo português não utilizado e viu o Ajax empatar a três golos na deslocação ao terreno do FC Emmen.
Por fim, na Escócia, Jota apenas entrou aos 69 minutos na vitória do Celtic por 2-1 diante o Ross County.
No Brasileirão, António Oliveira salva-se da despromoção no final do campeonato
Na última jornada do Brasileirão, e com Abel Ferreira já consagrado campeão, não houve resultados propriamente positivos para os treinadores portugueses.
O Cuiabá de António Oliveira foi mesmo a única boa notícia com a vitória por 2-1 diante o Coritiba, que permitiu ao técnico salvar-se da descida de divisão.
O Palmeiras de Abel Ferreira saiu derrotado por 3-0 diante o Internacional, o Corinthians de Vítor Pereira por 1-0 diante o Atlético Mineiro e o Botafogo de Luís Castro por 3-0 frente ao Athletico Paranaense.
O fim-de-semana ficou assim com boas e más notícias para os portugueses que continuam a ser falados pelos palcos internacionais. Agora, é a vez dos portugueses brilharem no Qatar com o Mundial 2022 a ser acompanhado de perto pelo SAPO Desporto.
Comentários