Mais uma semana que terminou e outra que está a começar, o que significa que é preciso analisar as prestações dos portugueses dentro e fora dos relvados. O maior destaque vai para a vitória de Ruben Amorim diante do Manchester City. O técnico luso voltou a bater Guardiola em mais um duelo e conquistou três pontos importantes para a confiança da equipa.
Ainda na Premier League, Nuno Espírito Santo continua a impressionar com mais uma vitória, desta vez diante do Aston Villa com direito a uma reviravolta épica.
Inglaterra: Ruben Amorim voltou a derrotar Guardiola, desta vez no dérbi de Manchester
O dérbi de Manchester contou com três portugueses em cada um dos lados da barricada, e foi o lado vermelho da cidade a levar a melhor. Na equipa da casa, Ruben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva figuraram entre os escolhidos por Guardiola para compor o onze inicial. No outro lado, Bruno Fernandes e Diogo Dalot fizeram parte da equipa liderada por Ruben Amorim. Era o primeiro dérbi para o técnico luso, que esteve a perder até aos 88 minutos. Já perto do fim do tempo regulamentar, porém, Matheus Nunes levou Guardiola à loucura e cometeu uma falta dentro da área, dando a oportunidade de o Manchester United roubar o triunfo tão necessário aos 'citizens'. E assim foi: Bruno Fernandes foi chamado a converter a grande penalidade e não desiludiu os adeptos dos 'red devils'. Depois, num abrir e fechar de olhos, Diallo deu a vitória à equipa de Amorim.
Nuno Espírito Santo continua a impressionar na liga inglesa ao serviço do Nottingham Forest, que já é quarto classificado à frente do Manchester City. A formação orientada pelo português esteve a perder diante do Aston Villa até aos 87 minutos, altura em que se iniciou a reviravolta. Nikola Milenkovic fez o empate e, já em tempo de descontos, Anthony Elanga levou os adeptos à loucura ao assinar o golo da vitória.
No sentido oposto, a armada lusa de Wolverhampton voltou a perder e afunda-se cada vez mais nos últimos lugares da tabela. A jogar em casa, e com Nélson Semedo promovido a capitão, os 'wolves' saíram derrotados pelo Ipswich (1-2). Toti Gomes também foi titular e Gonçalo Guedes entrou aos 64 minutos para fazer mais uma assistência. O treinador, Gary O´Neil foi despedido e a imprensa inglesa colocou Vítor Pereira como o preferido para a sucessão.
O Fulham de Marco Silva foi a Anfield para defrontar o líder o campeonato e quase conseguiu arrancar uma vitória. A equipa do técnico português estava a vencer por 1-2 quando Diogo Jota, acabado de entrar depois de quase dois meses lesionado, salvou o Liverpool de uma derrota.
França: Portugueses voltam a mandar em Paris
O Paris Saint-Germain venceu por 3-1 o Lyon, num jogo que ficou marcado pelo forte contributos dos jogadores lusos na equipa orientada por Luis Enrique. Vitinha e João Neves já são presenças habituais no onze titular dos parisienses, tal como Nuno Mendes no eixo defensivo. A vantagem da equipa da casa começou aos oito minutos e foi alargada pouco depois por intermédio de Vitinha. O português assumiu a responsabilidade de bater uma grande penalidade e não vacilou na cara do guarda redes do Lyon, Lucas Perri. Gonçalo Ramos entrou em campo perto dos 83 minutos e ainda foi a tempo de marcar o terceiro do PSG.
Alemanha: Bayern Munique de Raphaël Guerreiro vê Leverkusen aproximar-se
Raphaël Guerreiro foi titular pelo Bayern Munique, mas saiu aos 58 minutos de jogo. Os alemães perderam por 2-1 frente ao Mainz e permitiram que o Bayer Leverkusen, segundo classificado da Bundesliga, chegasse mais perto do topo da tabela.
Quem também não teve uma noite feliz foi Tiago Tomás que, apesar de ter sido titular, saiu ao intervalo. A equipa do português, o Wolfsburgo, caiu diante do Freiburg numa partida repleta de golos (3-2).
Outros destaques: José Mourinho regressa aos triunfos
Na Turquia, José Mourinho regressou às vitórias pelo Fenerbahçe, depois de bater o Basaksehir por 3-1. Com este resultado, a equipa do português pressiona o líder Galatasaray. As duas equipas estão separadas por três pontos, sendo que o primeiro classificado joga esta segunda feira o seu jogo desta jornada.
Comentários