São poucos os futebolistas que conseguem jogar ao mais alto nível para lá dos 35 anos. Em Portugal temos o exemplo de Pepe, titular no FC Porto, que, aos 40 anos, acaba de renovar por mais uma temporada com os azuis e brancos.

O seu amigo, Cristiano Ronaldo, é outro exemplo de longevidade no futebol. Aos 38 anos, o craque português é a figura maior da liga da Arábia Saudita, onde continua a espalhar o terror entre os defesas contrários. CR7 chegou em janeiro ao Al Nasr e já leva 11 golos e duas assistências em 13 jogos oficiais.

Como é que se chega aos 38 anos ainda em forma ao mais alto nível? O jornal britânico 'The Sun' foi tentar saber, num artigo publicado no último domingo, onde é detalhado a "bizarra rotina de saúde" seguida por Cristiano Ronaldo.

'Chef' Barone. Este homem cuida da dieta de Ronaldo 24h por dia e é um dos responsáveis pela boa forma de CR7
'Chef' Barone. Este homem cuida da dieta de Ronaldo 24h por dia e é um dos responsáveis pela boa forma de CR7
Ver artigo

Parte do segredo para a forma do internacional português está na alimentação. O jornal diz que CR7 faz até seis refeições por dia: "Peixe espada, atum e bacalhau na brasa são os seus favoritos", numa ementa onde o frango é visto com "mágico" do ponto de vista nutritivo já que tem muita proteína e baixo teor de gordura.

"Presunto, queixo e iogurte com baixo teor de gordura" são os favoritos do avançado para o pequeno almoço. Ao almoço CR7 prefere frango ou salada ou peixe. Ao jantar, às vezes até come os dois (frango e peixe). Entre o almoço e o jantar, petisca uma "sandes de abacate", escreve o 'The Sun'.

Para recuperar melhor do esforço dos treinos e jogos, Cristiano Ronaldo usa desde 2013 um câmara de crioterapia, onde tem sessões de cerca de três minutos cada, com temperaturas entre os 160 e os 200 graus Celsius negativos. Um esforço para combater "inchaço, inflamação ou entorses".

Ainda a nível físico, CR7 faz sessões de 25 a 30 minutos de cardio, corrida de alta intensidade e levantamento de pesos, em sessões que contam ainda com passagens pela piscina. Ao todo, são quatro horas de trabalho por dia, sem contar com o que faz no clube.

Outro dos segredos para a longevidade do craque português é o sono. Cristiano Ronaldo não dispensa as suas oito horas de sono noturnas, mas também gosta de tirar uma sesta. Uma não, cinco a seis por dia.

Pintar as unhas dos pés é outro dos segredos do português. Uma medida usada por atletas de alta competição para "evitar fungos e infeções bacterianas".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.