O selecionador de futebol da Guiné-Bissau, Baciro Candé, disse à agência Lusa ter o sonho de um dia estar num mundial, depois de conduzir o país a duas presenças na Taça das Nações Africanas (CAN).
Candé esteve com os 'djurtus' na CAN realizada no Gabão em 20017, naquela que foi a primeira presença da Guiné-Bissau na mais alta competição de futebol africana, e agora prepara-se para estar novamente no torneio, que vai decorrer no Egito entre 15 de junho e 13 de julho próximos.
O objetivo é, pelo menos, atingir os oitavos de final, o que Baciro Candé considera ser possível, tendo em conta os ensinamentos desde o último torneio, no qual a Guiné-Bissau alcançou apenas um ponto, fruto do empate (1-1) diante do anfitrião Gabão.
No Gabão, os 'djurtus' foram ainda derrotados pelos Camarões por 2-1 e pelo Burkina Faso, orientado pelo português Paulo Duarte, por 2-0.
"O nosso objetivo principal é fazer uma participação condigna, diferente da primeira participação no Gabão", observou Candé, que pretende corrigir os erros decorrentes da inexperiência dos jogadores.
O selecionador guineense conta, para já, com os jogadores que participaram na qualificação, mas não fecha a porta a outros atletas que queiram representar a seleção, nomeadamente aqueles que evoluem nos campeonatos em Portugal.
"Sempre disse que a seleção é para os melhores, a porta está aberta para os que estiverem disponíveis e que possam ser mais-valias", defendeu Baciro Candé.
Antes do torneio do Egito, Candé prevê realizar três jogos de preparação, com Angola e Cabo Verde, em Portugal, onde a Guiné-Bissau fará parte da preparação para o torneio, e com a Gâmbia, já em Bissau, antes da partida para o Cairo.
Mas o sonho do selecionador dos 'djurtus' é um dia conduzir o país a um mundial.
"É um sonho principal. O meu maior sonho é chegar ao mundial, já estivemos nas competições mais altas a nível de África, agora, queremos chegar ao palco mundial", disse Baciro Candé, acreditando nas potencialidades do jogador guineense.
Ver a Guiné-Bissau com melhores infraestruturas para prática do futebol, elevar o nível dos treinadores e ainda fazer com que o jogador do campeonato local vá à seleção são também outros dos objetivos de Candé.
Comentários