Daniel Alves respondeu a um ato racista da melhor forma, comendo uma banana atirada por um adepto do Villarreal para o jogador do Barcelona. O gesto foi elogiado por todos, ganhou dimensão nas redes sociais, com vários jogadores e outras personalidades ligadas ao futebol e adeptos comuns a aderirem a campanha #somostodosmacacos. Aquilo que parece ter sido um movimento espontâneo, afinal é algo que já estava a ser orquestrado por Neymar, a pessoa que lançou a campanha nas redes sociais.
A ideia para uma campanha do género nasceu nos finais de março, quando o Barcelona defrontou o Espanhol, no dérbi da cataluna. Um adepto dos Pajaritos atirou uma banana na direção de Neymar e Dani Alves mas os jogadores só deram conta disso dias depois, o que motivou uma conversa entre os dois.
"[Neymar] brincou que se tivesse visto a banana, a teria comido”, contou Dani Alves.
“Aí, quando o Dani [Alves] comeu a banana, soltámos a campanha. Não foi combinado. O Neymar ia comer, mas como foi o Dani, maravilha também”, explicou Guga Ketzer, que ficou impressionado com o envolvimento espontâneo das pessoas.
Apesar da agência de publicidade Loducca não estar a vender ou a ganhar nada com a campanha, há quem esteja a fazer dinheiro no Brasil. É o caso de Luciano Huck, apresentador de televisão, que lançou uma linha de t-shirts com o slogan "somos todos macacos". Cada camisola custa 69 reais (22,5 euros).
Luciano Huck está a ser muito contestado por aproveitar-se da campanha para fazer dinheiro. Huck também foi criticado pelo facto de no site de Huck não aparecerem modelos negros a promoverem as t-shirts em causa.
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