Daniel Alves respondeu a um ato racista da melhor forma, comendo uma banana atirada por um adepto do Villarreal para o jogador do Barcelona. O gesto foi elogiado por todos, ganhou dimensão nas redes sociais, com vários jogadores e outras personalidades ligadas ao futebol   e adeptos comuns a aderirem a campanha #somostodosmacacos. Aquilo que parece ter sido um movimento espontâneo, afinal é algo que já estava a ser orquestrado por Neymar, a pessoa que lançou a campanha nas redes sociais.

A ideia para uma campanha do género nasceu nos finais de março, quando o Barcelona defrontou o Espanhol, no dérbi da cataluna. Um adepto dos Pajaritos atirou uma banana na direção de Neymar e Dani Alves mas os jogadores só deram conta disso dias depois, o que motivou uma conversa entre os dois.

"[Neymar] brincou que se tivesse visto a banana, a teria comido”, contou Dani Alves.

Mais tarde, Neymar contactou a agência de publicidade Loducca para receber conselhos sobre que medidas tomar em relação ao racismo. A ideia era que a imagem do craque brasileiro saísse reforçada. A agência sugeriu o slogan #somostodosmacados e a campanha devia arrancar com Neymar a comer uma banana, contou Guga Ketzer, sócio da agência à revista Veja.

“Aí, quando o Dani [Alves] comeu a banana, soltámos a campanha. Não foi combinado. O Neymar ia comer, mas como foi o Dani, maravilha também”, explicou Guga Ketzer, que ficou impressionado com o envolvimento espontâneo das pessoas.

Apesar da agência de publicidade Loducca não estar a vender ou a ganhar nada com a campanha, há quem esteja a fazer dinheiro no Brasil. É o caso de Luciano Huck, apresentador de televisão, que lançou uma linha de t-shirts com o slogan "somos todos macacos". Cada camisola custa 69 reais (22,5 euros).

Luciano Huck está a ser muito contestado por aproveitar-se da campanha para fazer dinheiro. Huck também foi criticado pelo facto de no site de Huck não aparecerem modelos negros a promoverem as t-shirts em causa.