O Atlético de Madrid permitiu hoje o empate a acabar frente à Real Sociedad (1-1), no fecho da nona jornada da Liga espanhola de futebol, naquele que foi o terceiro jogo seguido sem vencer para todas as competições.

Depois da igualdade com o rival Real Madrid (1-1), na ronda anterior, e da goleada sofrida na Luz, diante do Benfica (4-0), para a segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, os ‘colchoneros’ voltaram a tropeçar, embora tenham entrado a ‘todo o gás’ na deslocação a San Sebastián, onde, aos 51 segundos, já venciam por 1-0.

Uma assistência primorosa de Antoine Griezmann de calcanhar permitiu ao argentino Júlian Álvarez rematar de pé esquerdo cruzado para o fundo das redes.

Contudo, quando o triunfo parecia que já não ia escapar ao emblema de Madrid, o croata Luka Sucic apareceu para anotar um golaço de fora da grande área, aos 84 minutos.

Desta forma, o ‘Atleti’ passa a contar com 16 pontos, no quarto posto, a um do Villarreal (terceiro), e fica mais longe da liderança ocupada pelo FC Barcelona (24), com o Real Madrid (21) no segundo posto. A Real Sociedad é 15.ª, com nove.

Um ‘hat-trick’ do futebolista polaco Robert Lewandowski deu hoje o triunfo ao FC Barcelona, opoente do Benfica na fase de liga da Liga dos Campeões, em casa do Alavés (3-0).

No País Basco, o desafio ficou praticamente resolvido ainda antes do tempo de descanso, já que o ponta de lança da Polónia inaugurou o marcador aos sete minutos, dilatou a vantagem, aos 22, e ‘selou’ o triunfo, aos 32.

Um golo de Lukebakio (50), da marca do castigo máximo, revelou-se hoje suficiente para o Sevilha (12.º) superiorizar-se ao rival Betis (10.º) no dérbi da cidade, com os dois emblemas a somarem os mesmos 12 pontos na classificação.

Mais cedo, o guarda-redes argentino Paulo Gazzaniga deteve três grandes penalidades, ainda que uma delas de forma irregular, e ajudou o Girona a bater em casa o Athletic Bilbau por 2-1.

Gazzaziga deteve o remate de Alex Berenguer, para a sua esquerda, aos 28 minutos, e, depois, aos 56, segurou o remate de Iñaki Williams, só que não tinha nenhum dos pés sobre a linha, pelo que o castigo máximo foi repetido, mas para nova defesa do argentino, aos 58, com os pés, a remate de Ander Herrera.

O guarda-redes dos catalães só foi batido aos 41 minutos, por Oihan Sancet, que restabeleceu, então, a igualdade, depois de o colombiano Yaser Asprilla adiantar os locais, aos 39.

A formação local acabou por ganhar com um castigo máximo, transformado pelo uruguaio Crithian Stuani, que entrou aos 90+3 minutos, para o lugar do ex-bracarense Abel Ruiz, e decidiu o jogo aos 90+9. O mexicano Alex Padilla ainda tocou na bola.

Na classificação, o Girona, sensacional terceiro classificado em 2023/24, subiu ao 11.º lugar com 12 pontos, enquanto o Athletic é sexto, com 14.