É oficial: Xavi Hernández vai mesmo deixar de ser treinador do Barcelona no final da época. O clube catalão confirmou ao final da manhã desta sexta-feira, num comunicado publicado no seu site oficial, a saída do técnico espanhol.

"O presidente do Barcelona, Joan Laporta, comunicou hoje a Xavi Hernández que não continuará como treinador da equipa principal na temporada 2024/25", pode ler-se no referido comunicado.

"O encontro teve lugar na Ciutar Esportiva Joan Gamper e nele estiveram presentes o vice-presidente desportivo, Rafa Yuste, e o diretor desportivo, Anderson Luís de Souza, Deco, bem como os adjuntos de Xavi, Òscar Hernández e Sergio Alegre", lê-se ainda.

"O Barcelona gostaria de agradecer a Xavi o seu trabalho como treinador, que se soma a uma carreira inigualável como jogador e capitão da equipa, desejando-lhe toda a sorte do mundo. Xavi Hernández dirigirá no domingo, em Sevilha, o seu último jogo", completa o Barça.

Xavi, que como jogador disputou um total de 767 jogos pelo Barcelona, conquistando 8 Ligas espanholas e 4 Ligas dos Campeões, entre outros troféus, assumiu o cargo de treinador principal do conjunto catalão a meio da temporada de 2021/22, conquistando a Liga espanhola em 2022/23. Porém, uma temporada de 2023/24 aquém das expetativas dita, agora, o seu adeus a Camp Nou.

O alemão Hans-Dieter Flick, antigo selecionador do Barcelona e vencedor de uma Liga dos Campeões ao leme do Bayern Munique, será ao que tudo indica o homem eleito para suceder a Xavi no comando técnico da equipa principal do Barcelona