Vicente del Bosque voltou a apelar à criação de um discurso de pacificação no futebol espanhol, no que tem sido lido pela imprensa do seu país como um 'recado' a José Mourinho.

Numa cerimónia realizada na Federação Catalã de Futebol, o selecionador espanhol foi claro nas suas palavras. «Deve criar-se um clima de harmonia para se conseguir atingir bons resultados. Tens a obrigação de ser uma pessoa exemplar, porque dependemos mais dos exemplos do que das palavras. Temos de ter critérios firmes, mas com flexibilidade», afirmou.

«Devemos ser retos, com princípios moralmente íntegros porque essa integridade leva a que os jogadores tenham confiança. O respeito adquire-se diariamente. Existem inúmeros exemplos de treinadores autoritários que fracassaram e os jogadores nem se recordam deles», acrescentou.

No entanto, del Bosque manifestou compreensão pela posição ocupada pelo treinador português: «Claro que é difícil ser treinador do Real Madrid. Todas as decisões tomadas são posteriormente muito debatidas».