É um autêntico terramoto, aquele que tem assolado o mundo do futebol. Leo, sim ele, o argentino. O dono do trono do Barça anunciou que quer deixar o seu berço e rumar a outras paragens A decisão espantou Espanha e até os rivais que parecem não querer acreditar no que está perante os seus olhos.

Acompanhe tudo aqui sobre a possível saída de Leo Messi

Mas quem perderá mais? O Barcelona ou o próprio Messi. Para essa questão não há grandes dúvidas, já que o argentino em 731 jogos distribuídos por 16 temporadas, pulverizou todos os recordes.

As razões para a saída de Messi do Barcelona. Craque já tinha previsto a queda do culés na Champions
As razões para a saída de Messi do Barcelona. Craque já tinha previsto a queda do culés na Champions
Ver artigo

Passemos então a analisar alguns números que foram partilhados pela página 'Mr Chip' no Twitter.

Para se perceber o impacto do craque argentino, atentemos a este registo. Na sua história, o Barcelona conta com 9866 golos...Messi marcou 633, ou seja 6,42% do total de tentos marcados pelo clube catalão desde a sua fundação. Entre golos e assistências, o argentino conta com 887, o que representa 8,99% do total.

A 'pulga' é assim responsável, entre golos e assistências (entre assistências e golos) por 1 entre 11 golos marcados pelo Barcelona em toda a sua história.

Na Barça, Messi também somou 43 clássicos, mais do que Xavi por exemplo.

Para se ter uma ideia, o jogador de 33 anos deu origem a cerca de 997 golos na sua carreira profissional...and still counting. 887 com a camisola do Barcelona (633 golos e 254 assistência), 110 com a Argentina (70 golos e 40 assistências).

Os números de Messi

Os inacreditáveis números de Leo Messi no Barcelona
Os inacreditáveis números de Leo Messi no Barcelona

A 37 partidas de bater o recorde de Xavi

Messi, ao que tudo indica, também vai embora do Barcelona quando faltavam 37 encontros para superar os números de Xavi, que foi o jogador que mais vezes envergou a camisola dos culé.

A diferença está na despedida, atentem a estes factos: Xavi despediu-se depois de ganhar o triplete e com o Camp Nou a aplaudi-lo. Messi vai embora depois do 2-8 frente ao Bayern, num estádio vazio face aos tempos de pandemia, e do tão conhecido Burofax a informar sobre a intenção de abandonar o clube espanhol, relembra o Mr. Chip.

Atentemos aos números oficiais de Messi do clube catatão: 731 encontros oficiais, 16 temporadas, 33 títulos, 6 bolas de ouro, 6 botas de ouro. São 59.336 minutos com a camisola do Barça...Caso se confirme a saída irá certamente cair o 'Carmo e a Trindade' no emblema catalão com a culpas a serem naturalmente apontadas à direção liderada
Josep Maria Bartomeu. Um direção que será poderá estar para sempre associada à saída daquele que é considerado o melhor jogador de sempre o emblema catalão e um dos melhores da história.

Como Messi marcou os seus 633 nos catalães?

Os tentos esses foram 633 e surgiram de todas as maneiras e feitios: 521 de pé esquerdo, 88 com o pé direito, 22 de cabeça, e até mesmo um com a mão e com o peito. A época mais concretizadora foi mesmo a de 2011/12, onde o argentino apontou 73 golos numa só temporada ao serviço do Barça.

Os títulos coletivos do argentino

A nível coletivo, no emblema espanhol, o astro já conquistou 10 liga espanholas, 6 Copas do Rey e 8 Supertaças espanholas. A nível internacional, levou para casa quatro Taças dos Campeões, 1 título olímpico pela seleção argentina, 1 Mundial de sub-20, 3 campeonatos do mundo de clubes e três supertaças europeias.

Fica agora esta questão no ar. Para onde irá o argentino e como será o Barça depois da passagem da 'pulga'?.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.