O futebolista português João Félix regressou hoje à titularidade no Atlético de Madrid, após o Mundial2022, e abriu caminho, ao marcar o primeiro golo, para a vitória sobre o Elche, por 2-0, na 15.ª jornada da Liga espanhola.

O jogo estava complicado para os ‘colchoneros’, que não logravam ultrapassar a boa organização defensiva do Elche, até que, decorria o minuto 56, João Félix desbloqueou a partida, ao marcar numa jogada de insistência do internacional francês Antoine Giezmann, que ‘picou’ a bola para a cabeça do português, na pequena área.

Feito o mais difícil, o Atlético fez ainda o segundo golo, por Álvaro Morata, ao minuto 74, quebrando definitivamente a resistência do Elche, que jogou em inferioridade numérica desde o final da primeira parte, aos 45+1, por expulsão do central Gonzalo Verdu.

João Félix, que marcou pelo terceiro golo consecutivo para o campeonato, tinha falhado a partida anterior do Atlético de Madrid, para a Taça do Rei, frente ao Arenteiro, do terceiro escalão, por se encontrar doente, de acordo com a informação clínica fornecida pelo clube da capital.

Pela equipa do Elche alinhou o internacional sub-21 português Domingos Quina, que foi lançado em campo aos 83 minutos, a render Raul Guti, e acabou por ver dois cartões amarelos, aos 86 e 90, e ser expulso antes do apito final do árbitro.

Quem também viu um cartão vermelho, por acumulação de amarelos, aos 50 e 53 minutos, foi o lateral esquerdo do Atlético de Madrid, Mário Hermoso.

Nos outros dois jogos da 14ª jornada, o Betis, com dois internacionais portugueses do ‘onze’, o guarda-redes Rui Silva e o médio William Carvalho, que esteve no Mundial Qatar2022, empatou hoje sem golos na receção ao Athletic Bilbau, enquanto o Rayo Vallecano, que está a fazer uma excelente campanha na La Liga, na qual é sétimo classificado, foi empatar a dois golos em casa do Girona.

O campeonato é liderado pelo FC Barcelona, com 37 pontos, seguido pelo Real Madrid, a dois pontos, com o Atlético de Madrid em terceiro, com 27.

O Athletic Bilbau é quinto, com os mesmos 25 pontos do Betis, que é sexto, enquanto o Girona é 12º, com 17.