Gerard Piqué foi expulso na noite desta segunda-feira e hipotecou de vez as hipóteses do Barcelona em dar a volta ao 4-0 e vencer a Supertaça Espanhola.

Aos 53 minutos do jogo com o Athletic Bilbau, numa altura em queo Barcelona vencia por 1-0 e tentava igualar a eliminatória, o central criticou o fiscal-de-linha por não assinalar um fora-de-jogo aos bascos e foi expulso com vermelho direto.

Foi o sétimo vermelho mostrado ao defesa de 28 anos do Barcelona, que passou a ser o segundo jogador com mais vermelhos no clube. Pior, só mesmo Guardiola, Stoichkov e Motta, que somam oito. Por este andar, o defesa pode muito bem passar este trio e liderar a lista dos jogadores que mais vezes foram expulsos no Barça.

Na lista de atletas que mais vermelhos viram no lado dos culés, há ainda o português Luís Figo, que viu cinco vermelhos com a camisola blaugrana, tantos como Ferrer e Nadal. Márquez e Koeman foram expulsos em seis ocasiões.

Com o vermelho mostrado pelo árbitro Velasco Carballo, Piqué corre o risco de apanhar entre quatro a doze jogos de castigo. Se forem quatro, como se presume em Espanha, poderá falhar os jogos com Athletic Bilbao, Málaga, Atlético e Levante, todos para a Liga Espanhola.