O Real Madrid venceu hoje no reduto do Espanyol, 1-0, e está agora a cinco pontos do líder FC Barcelona, que não foi além de 1-1 no sábado em Gijón, em jogo da 23.ª jornada da Liga espanhola de futebol.

Um golo do brasileiro Marcelo, aos 24 minutos, permitiu à equipa de José Mourinho, que escalou Cristiano Ronaldo, Pepe e Ricardo Carvalho no “onze” inicial.

A formação madrilena, que soma 57 pontos, ficou reduzida a 10 unidades, logo aos três minutos do encontro, depois da expulsão do guarda-redes Casillas por jogo perigoso.

O defesa direito português Rui Fonte foi opção do técnico do Espanyol até aos 80 minutos.

Apesar de ter perdido hoje, o Villarreal manteve o quarto lugar, com 45 pontos, depois de não ter sido feliz na visita ao Riazor, onde sofreu uma derrota, por 1-0, imposta pelo Deportivo da Corunha, com o golo dos galegos a ser obtido aos 69 minutos, por Lopo.

Na luta pela despromoção, Osasuna e Saragoça registaram desaires, enquanto Málaga empatou e Levante ganhou.

O Osasuna de José António Camacho, com Nélson no banco de suplentes, não conseguiu evitar que a Real Sociedad, atual nono, triunfasse por 1-0 (golo de Tamudo, aos 73). Damiá, lateral direito do Osasuna, foi expulso aos 90+2, por acumulação de cartões amarelos.

A equipa de Camacho desceu de 15.º para antepenúltimo e 18.º, com 22 pontos.

O Saragoça perdeu, por 2-1, no terreno do Hércules, apesar dos donos da casa terem ficado em desvantagem, logo aos 04 minutos, depois de golo de Bráulio, tendo Farinós empatado 1-1, aos 80.

Já com Tiago Gomes em campo (o médio português entrou aos 76), o internacional francês David Trezeguet fez o 2-1, aos 87, e provocou a queda do Saragoça da 14.ª posição para a 17.ª.

O Levante ascendeu do 18.º para 15.º, depois de ter vencido em casa o Almeria, por 1-0, que continua em penúltimo. Caicedo, jogador que alinhou no Sporting, foi o autor do golo solitário, aos 52.

O Málaga, com Eliseu a actuar durante os 90 minutos, esteve a perder por 2-0 com o Getafe e acabou por empatar nos descontos. Miko (8) e Colunga (23) fizeram os golos do Getafe, Baptista reduziu para 2-1 numa grande penalidade e Rondón fixou em 2-2 aos 90+4.