José Mourinho pode tornar-se esta quarta-feira como o primeiro treinador a conquistar quatro dos principais campeonatos europeus. Depois de Portugal (FC Porto, 2003 e 2004), Inglaterra (Chelsea, 2005 e 2006) e Itália (Inter, 2009 e 2010), Espanha será a nova conquista do treinador português.

Uma vitória esta noite do Real Madrid em Bilbau será suficiente para consagrar os merengues, quatro anos depois do último título e de um intenso domínio do Barcelona de Pep Guardiola. Porém, até um deslize do Barça na receção ao Málaga, às 19h00, pode sentenciar de imediato a Liga.

Mais do que uma vitória do Real, esta será uma vitória com um cunho profundo de Mourinho. O técnico português construiu uma equipa de ataque e arquitetou a estratégia contra o rival Barcelona. Foi, porém, preciso esperar mais uma época do que é normal na tradição vitoriosa de 'El Especial'. A primeira temporada em Madrid redundou "apenas" na conquista da Taça do Rei e numa série de derrotas marcantes frente ao rival catalão.

Desde os 5-0 no Camp Nou, em novembro de 2010, aos duelos polémicos na Supertaça de Espanha, marcados pela troca de 'mimos' com o futuro treinador dos 'blaugrana', Tito Vilanova, a carreira de Mourinho em Espanha tem sido marcada pela polémica. A partir desta noite, muito provavelmente passará a ser igualmente caraterizada pelo sucesso.

A crónica deste título anunciado desenhou-se na entrada para a reta final da Liga, na qual os merengues chegaram a deter uma vantagem de 10 pontos. No entanto, tudo se baralhou com uma série de maus resultados até a decisão ficar adiada para nova visita ao Camp Nou. De pesadelo e expectativa geral de nova derrota, José Mourinho reinventou a história recente dos colossos espanhóis e impôs uma histórica vitória por 2-1, que deixou a Liga nas mãos dos madridistas.

Esta noite, às 21h00, saber-se-á se o estádio San Mamés, casa do Athletic Bilbao, será também a casa de um novo título para José Mourinho. 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.