O Sevilha anunciou hoje ter chegado a um princípio de acordo com o Everton, de Inglaterra, para a transferência do futebolista Sandro Ramírez para a equipa andaluz até 31 de junho, sem opção de compra.

A formalização do empréstimo, segundo o Sevillha, será concretizada assim que Sandro, de 22 anos, natural das Canárias, passe nos exames médicos a que vai ser submetido antes da assinatura do contrato.

O Sevilha procurava nesta ‘janela de mercado’ um dianteiro para reforçar o plantel, razão pela qual já tinha tentado o empréstimo do avançado belga Michy Bathsuayi, mas o Chelsea rejeitou tal possibilidade.

Sandro tem contrato até 2021 com o Everton, que pagou pelo ele no Verão passado seis milhões de euros da cláusula de rescisão que constava do contrato do jogador com o Málaga.

O clube andaluz define o jogador na sua página na internet como um “habilidoso avançado, internacional por Espanha em todas as categorias de base”, mas a verdade é que Ramírez não se adaptou ao futebol inglês.

Pela equipa de Goodison Park disputou oito jogos na ‘Premier League’, um para a Taça da Liga e seis para a Liga Europa, mas só marcou um golo na derrota por 5-1 frente à Atalanta, de Itália, em Liverpool.

Sandro, que é internacional sub-21 por Espanha, formou-se nas camadas jovens do Las Palmas até à categoria de infantil, tendo sido recrutado para os cadetes do FC Barcelona, com cuja filial se estreou como profissional aos 18 anos, na II Divisão, na época 2013/14, com 31 jogos disputados, sete golos e duas assistências.

Estreou-se na primeira equipa do FC Barcelona na época 2014/15, tendo alinhado em sete jogos da Liga, nos quais marcou dois golos, em três da Liga dos Campeões, com um golo frente ao Ajax, da Holanda, e em dois da Taça do Rei, com mais um golo, sob o comando técnico de Luis Enrique. No Barcelona B participou em 30 jogos e marcou por oito vezes.

Em 2015/16 deu o salto definitivo para a primeira equipa, mas a qualidade existente no plantel só permitiu que tivesse alinhado em 20 jogos, em todas as competições, com o registo de três golos marcados na Taça do Rei, razão pela qual acabaria por se transferir para o Málaga na época seguinte, na qual se destacou com 14 golos marcados em 30 jogos da Liga e mais dois noutro jogo da Taça.

Curiosamente, Sandro enfrentou no verão passado ao serviço do Everton a sua nova equipa, o Sevilha, num jogo de caráter particular que terminou com um empate a dois golos em Liverpool, com o primeiro golo a ser marcado pelo jogador canário.