O Alverca tem estado em destaque na fase de apuramento de campeão da Liga 2, seguindo no segundo lugar, em igualdade pontual com o SC Braga B. A equipa orientada por João Pereira já amealhou 7 pontos em 4 jornadas e mantém-se na busca pelo objetivo de ser promovido à Liga 2.

A equipa ribatejana já igualou o registo da última época, quando terminou a série 1 com os mesmos 7 pontos. Agora, o desafio passa por atingir a promoção e fazer história. “Isso já foi assumido... Vim para este clube para subir de divisão. Os jogadores, os que ficaram e os que foram contratados desde o início da época, sabem perfeitamente que é essa a mentalidade. Queremos agarrar o touro pelos cornos, como se costuma dizer, e temos de o assumir sem qualquer tipo de receio. Aliás, isso tem de alimentar a nossa ambição. Abdicamos de muita coisa da nossa vida pessoal e se não fosse para assumir este projeto de subida, ficava em casa", salientou o treinadro, depois do triunfo sobre o Varzim na última jornada.

Com apenas 32 anos, João Pereira é o mais jovem técnico das ligas portuguesas (campeonatos profissionais e Liga 3) e encontra-se, pela segunda temporada consecutiva e por clubes diferentes (primeiro o Amora, agora o Alverca), a pelo título de campeão nacional.

Já o Alverca, em três edições da Liga 3, atingiu sempre a fase final mas só esta época com o mesmo treinador desde o arranque da competição. Em 2021/22, Vasco Faísca iniciou o campeonato tendo sido depois substituído pelo brasileiro Argel Fuchs, que perdeu com o SC Covilhã, no ‘play-off’ frente ao 16.º classificado da Liga 2. Em 2022/23, Argel Fuchs começou mas foi depois Leandro Pires que levou o Alverca ao 3.º lugar na série 1 da fase de subida.