A Liga das Nações, projeto da UEFA que arranca em setembro do próximo ano, poderá ser uma ideia a tornar-se global. A FIFA está a analisar aplicar a fórmula pensada pelo organismo europeu.

Segundo avança o jornal Record, esta é uma conversação que está a ocorrer entre os dois organismos.

"A UEFA pode confirmar que se iniciaram conversas com vista à evolução da Liga das Nações", referiu o organismo eruopeu em comunicado.

Por outro lado, a entidade mundial também diz estar a falar sobre este projeto.

"Graças à atmosfera cooperativa, a FIFA vai continuar a ter conversas construtivas sobre os próximos passos juntamente com a UEFA e as outras confederações", referiu.
A publicação avança que a nova Liga Global das Nações, que seria composta pelas 223 seleções mundiais, iriam dividir-se em sete divisões, utilizando o ranking para dividir os conjuntos.

Numa primeira fase, disputada entre junho e setembro de 2020, os jogos seriam entre equipas da mesma confederação, com confrontos a duas mãos.

Os vencedores seguiriam depois para uma fase final, que se realizaria em meados de 2021, onde iriam competir as oito melhores seleções de cada divisão, no mesmo formato dos Mundiais. A prova seria ainda realizada de dois em dois anos, havendo ainda descidas e subidas de divisão.