Depois de três dias com vários jogos da Liga das Nações, as contas da prova já estão praticamente fechadas na Liga A - a primeira divisão, onde está a seleção nacional portuguesa. No entanto, ainda só há uma seleção apurada para a 'final-four': Portugal.

Liga A

Grupo 1

França, Holanda e Alemanha são as seleções deste grupo. Os gauleses levam sete pontos, a 'laranja mecânica' tem seis e a Mannschaft só consegui um. Ou seja, neste momento a seleção alemã já desceu à Liga B, falta saber quem passará à final-four. A França, vencedora do Mundial 2018, só precisava de um empate frente à Holanda, na sexta-feira, para garantir o apuramento para a 'final four', mas a vitória holandesa complicou as contas e adiou a decisão para o próximo jogo: se a Holanda vencer a Alemanha esta segunda-feira, passa à fase final, caso contrário será a seleção francesa a apurar-se.

Grupo 2

Bélgica, Suiça e Islândia são as seleções deste grupo. Os belgas somam nove pontos, os suiços seis e os islandeses ainda não pontuaram. Assim sendo, a seleção da Islândia já carimbou a descida à Liga B e resta apenas saber quem consegue o apuramento para a fase final. A qualificação fica resolvida este domingo, na partida entre Bélgica e Suiça, sendo que para passar à 'final-four', os helvéticos precisam de vencer com pelo menos dois golos de diferença.

Grupo 3

Portugal, Itália e Polónia são as seleções deste grupo. A equipa das Quinas tem sete pontos, os italianos somam cinco e os polacos têm apenas um ponto. Ou seja, o terceiro grupo é o único em que as contas estão realmente fechadas: Portugal passa à 'final-four', Itália mantém-se na liga principal, enquanto a Polónia desce à Liga B.

Grupo 4

Espanha, Croácia e Inglaterra são as seleções de grupo. A 'La Roja' tem seis pontos, os croatas e os ingleses somam ambos quatro pontos. Assim sendo, ao contrário do grupo anterior, neste ainda tudo pode acontecer. O jogo deste domingo entre Inglaterra e Croácia é que vai decidir as posições do grupo. Em caso de empate, a seleção espanhola passa à fase final, mas em caso de vitória, o derrotado desce de divisão e o vencedor vai à final-four.

As subidas

Alemanha, Islândia e Polónia já desceram para a Liga B, no sentido inverso também já há três seleções com a subida à Liga A garantida.

No grupo 1, com nove pontos, a Ucrânia conseguiu a passagem à liga principal. No grupo 3, com 10 pontos, a seleção da Bósnia e Herzegovina também sobe à Liga A. Já no grupo 4, com sete pontos, a subida é da Dinamarca.

O grupo 2 é o único em que a equipa promovida ainda não ficou definida. Rússia, Suécia e Túrquia são as seleções deste grupo e, enquanto a seleção turca já desceu para a Liga C, os russos e os suecos ainda têm ambos hipóteses de passar à liga principal. A decisão será tomada esta terça-feira: embora a Rússia tenha 'um pé' na subida, em caso de derrota permanece na Liga B.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.