Portugal foi hoje confirmado como cabeça de série no sorteio da primeira Liga das Nações de futebol, integrando o grupo 1 da Liga A, juntamente com a campeã do mundo Alemanha, a ex-campeã Espanha e ainda a Bélgica.

A nova competição desenhada pela UEFA, que arranca em setembro de 2018, está dividida em quatro ligas, nas quais participam as 55 seleções da Europa em função do seu 'ranking' continental: a vencedora de cada uma das ligas (A, B, C e D) tem lugar no Euro2020, caso não o tenha conseguido através da normal fase de qualificação.

No grupo 2 da Liga A estarão França, Inglaterra, Suíça e Itália, enquanto no grupo 3 figuram Polónia, Islândia, Croácia e Holanda – o sorteio realiza-se em 24 de janeiro, em Lausana, Suíça.

Estes 12 ‘grandes’ do futebol europeu vão dividir-se em quatro grupos de três equipas, dos quais sairão os quatro semifinalistas, que, em junho de 2019, em lugar a revelar, lutarão pelo título de primeiro campeão da Liga das Nações.

Os quatro últimos de cada grupo de três são relegados para a Liga B na seguinte edição, sendo que desta sobem outros quatro à Liga A – o sistema repete-se com os grupos C e D.

Áustria, País de Gales, Rússia e Eslováquia são os cabeças de série da Liga B, que conta ainda com as seleções da Suécia, Ucrânia, Irlanda, Bósnia-Herzegovina, Irlanda do Norte, Dinamarca, República Checa e Turquia.

Na Liga C, que, ao contrário das A e B, terá 15 equipas, pelo que haverá três grupos de quatro seleções e um de três, são cabeças de série Hungria, Roménia, Escócia e Eslovénia.

Estão neste campeonato ainda Grécia, Sérvia, Albânia, Noruega, Montenegro, Israel, Bulgária, Finlândia, Chipre, Estónia e Lituânia.

Azerbaijão, Macedónia, Bielorrússia e Geórgia destacam-se na Liga D, que contempla ainda Arménia, Letónia, Ilhas Faroé, Luxemburgo, Cazaquistão, Moldova, Liechtenstein, Malta, Andorra, Kosovo, San Marino e Gibraltar.

Composição dos grupos no sorteio da Liga das Nações:

- Liga A

Pote 1 – Alemanha, Portugal, Bélgica e Espanha.

Pote 2 – França, Inglaterra, Suíça e Itália.

Pote 3 – Polónia, Islândia, Croácia e Holanda.

- Liga B

Pote 1 – Áustria, País de Gales, Rússia e Eslováquia.

Pote 2 – Suécia, Ucrânia, Irlanda e Bósnia-Herzegovina.

Pote 3 – Irlanda do Norte, Dinamarca, República Checa e Turquia.

- Liga C

Pote 1 – Hungria, Roménia, Escócia e Eslovénia.

Pote 2 – Grécia, Sérvia, Albânia e Noruega.

Pote 3 – Montenegro, Israel, Bulgária e Finlândia.

Pote 4 – Chipre, Estónia e Lituânia.

- Liga D

Pote 1 – Azerbaijão, Macedónia, Bielorrússia e Geórgia.

Pote 2 – Arménia, Letónia, Ilhas Faroé e Luxemburgo.

Pote 3 – Cazaquistão, Moldova, Liechtenstein e Malta.

Pote 4 – Andorra, Kosovo, San Marino e Gibraltar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.