A Liga dos Campeões está de volta e trouxe consigo o melhor que o futebol eurppeu tem para oferecer. No fecho da primeira jornada da fase de grupos, há momentos que se destacam dos restantes para oferecer ainda mais ânimo a uma competição que já cola à televisão milhares de pessoas pela Europa e pelo Mundo.

No rescaldo dos primeiros 16 jogos destacamos 10 dos momentos que marcam o arranque da nova edição da Champions 2017/18.

- Triunfo leonino na Grécia foi o único resultado positivo por equipas portuguesas

O Sporting foi a única equipa que conseguiu conquistar uma vitória entre as três equipas portuguesas que estão em prova na fase de grupos. Os ‘leões’ venceram o Olympiakos por 3-2 e conquistaram três pontos no grupo D onde também estão Barcelona e Juventus.

Em sentido inverso, FC Porto e Benfica foram derrotados, em casa, na estreia da Champions por Besiktas (3-1) e CSKA (2-1) respetivamente. Os ‘dragões’ estão no grupo G com Mónaco, RB Leipzig e a formação turca enquanto as ‘águias’ disputam o grupo A com Manchester United e Basileia para além dos russos.

- Casillas isola-se na lista de jogadores com mais presenças em provas europeias

Apesar da derrota e dos três golos sofridos, Iker Casillas assegurou um recorde na derrota do FC Porto na primeira jornada do grupo G. A titularidade frente ao Besiktas isolou o guarda-redes espanhol na lista de jogadores com mais presenças em competições europeias. O guardião soma agora 174 encontros, mais um do que Xavi.

 - Benfica teve a ‘casa’ mais fraca desde 2015

Com cerca de 38.323 espectadores nas bancadas, o Estádio da Luz registou a pior ‘casa’ dos últimos dois anos em provas europeias. O último encontro com menos adeptos do que o embate com o CSKA de Moscovo foi a receção ao Galatasaray com uma assistência de 35.726 espectadores.

Benfica: Adeptos exigiram mais futebol na pior casa desde 2015
Benfica: Adeptos exigiram mais futebol na pior casa desde 2015
Ver artigo

 - Doumbia fez o primeiro golo da nova edição da Liga dos Campeões

Ainda havia pessoas a sentarem-se para ver o Olymapiakos- Sporting quando Seydou Doumbia fazia o primeiro golo de toda a fase de grupos da Liga dos Campeões. O costa-marfinense marcou o primeiro tento leonino no embate com os gregos depois de um cruzamento de Acuña quando o relógio marcava apenas um minutos e 10 segundos.

- Liga dos Campeões 2017/18 apresentou duas equipas em estreia absoluta

A nova edição da Liga dos Campeões apresentou duas equipas em estreia absoluta nesta fase da prova. O Qarabag do Azerbeijão e o RB Leipzig da Alemanha estão, pela primeira vez, na fase de grupos. Nenhum deles conseguiu um triunfo na estreia. A formação azeri foi goleada pelo Chelsea em Stanford Bridge por 6-0 enquanto os germânicos empataram 1-1 com o Mónaco em casa.

- Messi bisou e está a apenas um golo dos 100 nas competições europeias

Lionel Messi foi decisivo no triunfo do Barcelona sobre a Juventus e marcou por duas vezes a Buffon – uma estreia porque o argentino nunca tinha conseguido marcar ao guardião italiano – aproximando-se dos 100 golos nas competições europeias. O avançado soma agora 99 antes de enfrentar o Sporting na próxima jornada da fase de grupos da Champions.

 - Ronaldo chega ao 30º bis na Liga dos Campeões

Já que falamos em ‘bis’, Cristiano Ronaldo somou o seu 30º na Liga dos Campeões. O avançado do Real Madrid esteve em destaque no triunfo ‘merengue’ sobre o Apoel por 3-0 ao marcar os dois primeiros golos da partida. O internacional português, regressado à competição depois do castigo na Liga Espanhola, segue isolado como o melhor marcador de sempre na Liga dos Campeões com 108 golos.

Aí está o homem da Champions. CR7 bisa na goleada merengue e chega aos 107 golos na prova
Aí está o homem da Champions. CR7 bisa na goleada merengue e chega aos 107 golos na prova
Ver artigo

- Golos, golos e novo recorde para a primeira jornada da fase de grupos

A primeira jornada desta fase de grupos da Liga dos Campeões foi a mais concretizadora de sempre. O golo marcado por Ryan Babel ao FC Porto no triunfo do Besiktas sobre os ‘dragões’ aumentou para 54 os tentos marcados nos primeiros 16 jogos desta fase. O antigo melhor registo estava fixado nos 53 golos da temporada 2013/14.

Apenas foram consideradas épocas disputadas segundo o atual formato. Na ronda inaugural de 2000/01 marcaram-se 63 golos, altura em que a Liga dos Campeões tinha uma segunda fase de grupos.

- Celtic registou a pior derrota em casa desde 1895

O Celtic esteve em dificuldades frente ao PSG no encontro da primeira jornada da fase de grupos. No Reino Unido, os parisienses apresentaram-se ‘endiabrados’ e venceram por 5-0 num resultado histórico para os escoceses. Desde 1895 que o Celtic não sofria uma derrota tão pesada em casa para todas as competições. Nessa data longínqua do século passado foi o Hearts a vencer por 5-0 no reduto dos escoceses.

-  Regresso aos relvados de Coutinho no Livepool

Philippe Coutinho estava de fora das opções do Liverpool desde que começaram os rumores de que poderia assinar pelo Barcelona. No encontro de ontem com o Sevilha (empate 2-2), o médio brasileiro voltou a ser opção para Jurgen Klopp e pode ter deixado uma mensagem muito forte sobre uma potencial transferência para Espanha.

Ao entrar aos 76 minutos do encontro, o brasileiro ‘ligou-se’ ao Liverpool na Champions visto que não poderá disputar a prova por mais nenhum clube esta temporada. Fica mais complicada a potencial ida para o Barcelona em janeiro.

A segunda jornada da Liga dos Campeões está marcada para dias 26 e 27 de setembro. Serão mais 16 jogos entre as equipas que garantiram presença na competição europeia de clubes mais prestigiante.