Cerca de 4.500 adeptos do Celtic Glasgow são esperados entre hoje e terça-feira em Lisboa, para uma quarta visita ao Benfica, na Liga dos Campeões de futebol, e uma verdadeira “romaria” ao Estádio Nacional.

Os adeptos do Celtic - conhecidos como os “católicos” - vão ter o troféu da Taça dos Clubes Campeões Europeus, conquistado há 45 anos, no Vale do Jamor, à disposição para fotografias e vídeos no recinto, entre as 13h00 e as 15h00 de terça-feira.

Os fãs dos “Hoops” (arcos, devido às listas horizontais das típicas camisolas verdes e brancas) vão comemorar o maior feito em 125 anos de história do clube - quando bateram os italianos do Inter Milão (2-1), na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 25 de maio de 1967, o primeiro emblema britânico a consegui-lo.

Segundo fontes da Polícia de Segurança Pública (PSP) e do clube lisboeta, os escoceses têm também a Praça D. Pedro IV (Rossio) como ponto de encontro, devendo deslocar-se para o Estádio da Luz, pelo metropolitano, duas horas antes do apito inicial, agendado para as 19h45.

A PSP vai empregar os membros da Unidade Regional de Informações Desportivas (“spotters”) na proteção às equipas e na vigilância dos adeptos, mas «sem cuidados específicos, porque os seguidores do Celtic não têm qualquer referência de perigosidade, nem há registo de qualquer incidente entre adeptos dos dois clubes».

O Celtic Glasgow vai tornar-se também o clube europeu com mais deslocações a Portugal, perfazendo 13, mais uma do que FC Barcelona e do que Manchester United.

Diante das “águias”, o saldo é de três derrotas sem qualquer golo marcado. Na Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1969/70, os escoceses perderam por 3-0, depois de terem ganho pelo mesmo resultado na Escócia.

A segunda eliminatória ficou empatada (3-3) e foi decidida por moeda ao ar, a favor dos escoceses.

Já na “Champions”, em novembro de 2006, novamente uma derrota por 3-0, seguindo-se o terceiro desaire em recintos benfiquistas em outubro de 2007, por 1-0.

Os responsáveis do clube de Glasgow apelaram ainda aos fãs para assistirem à visita dos Sub-19 ao Sporting, na Academia de Alcochete, quarta-feira, a partir das 18h30.

Terça-feira, no Estádio da Luz, o Benfica recebe o Celtic, a partir das 19h45, na quinta ronda do Grupo G da “liga milionária”, sob arbitragem do húngaro Viktor Kassai.

Os “católicos” ocupam o segundo lugar do agrupamento, após terem batido no seu Celtic Park o líder, FC Barcelona (2-1), enquanto o Benfica é terceiro, a três pontos dos escoceses e a cinco dos “blaugrana”.