O Sporting voltou a não vencer numa competição europeia e aumentou o registo negativo recente que tem em jogos europeus. Nos últimos dez encontros fora das provas nacionais, os ‘leões’ somam sete derrotas, um empate, dois triunfos e estão numa séria de cinco jogos sem vencer na Europa do futebol.

Antes do empate com o Steaua de Bucareste, o Sporting tinha averbado quatro derrotas seguidas frente a Légia (1-0), Borussia Dortmund (1-0 e 2-1) e Real Madrid (2-1) ainda relativas à fase de grupos da edição do ano passado da Liga dos Campeões.

Retrocedendo ainda mais na história europeia recente do Sporting, o clube leonino conquistou um triunfo sobre o Légia (2-0) durante essa mesma fase de grupos depois de se ter estreado com uma derrota em Espanha frente ao Real Madrid (2-1).

Para fechar os últimos 10 jogos europeus é necessário regressar à temporada 2015/16 onde o Sporting ficou pela Liga Europa depois de ter perdido o play-off de acesso à fase de grupos. Depois de uma vitória frente ao Besiktas (3-1) que ditou a passagem para os 16-avos de final (há 10 jogos), os ‘leões’ foram eliminados com duas derrotas na eliminatória com o Bayer Leverkusen num resultado combinado de 4-1.

Dados preocupantes quando o Sporting vai precisar de um bom resultado na Roménia para assegurar um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de ter empatado 0-0 com o Steaua de Bucareste em Alvalade na primeira mão, o clube leonino vai viajar para a Roménia sem vantagem e atrás de um resultado que dê entrada direta na Champions bem como vários milhões de euros para os cofres leoninos.

Légia foi o último triunfo há cinco jogos atrás

Na série dos últimos dez jogos europeus, o triunfo leonino mais recente ocorreu em Alvalade durante a fase de grupos da Liga dos Campeões do ano passado. Colocado num grupo extremamente complicado com Real Madrid, Borussia Dortmund e Légia de Varsóvia, o Sporting acabou por conquistar uma vitória sobre a formação polaca em casa na segunda jornada dessa fase.

Bruno Fernandes: "Foi falta de sorte, para a semana sairemos com a vitória"
Bruno Fernandes: "Foi falta de sorte, para a semana sairemos com a vitória"
Ver artigo

Na altura, a equipa orientada por Jorge Jesus fez o resultado logo na primeira parte do encontro. Bryan Ruiz e Bas Dost fizeram os dois golos que deram o triunfo ao Sporting. Depois do bom jogo que tinha feito no Santiago Bernabéu o Sporting voltou a mostrar bom futebol e levou de vencida a equipa polaca que não mostrou argumentos para discutir o jogo em casa do ‘leão’.

O triunfo em casa acabou por ser o único na Liga dos Campeões. Depois da vitória frente ao Légia seguiram-se quatro derrotas seguidas na Europa que deixaram os ‘leões’ de fora do apuramento. Até a passagem para a Liga Europa ficou comprometida com um desaire frente ao Légia na Polónia no jogo que decidiria quem passava aos 16-avos de final da Liga Europa.

Com o empate ‘caseiro’ frente ao Steaua, o Sporting aumentou para cinco a série de jogos sem uma vitória nas competições europeias. Na Roménia, a equipa de Jorge Jesus vai querer dar a volta às quatro derrotas e um empate nos últimos encontros. Em jogo está um lugar nas 32 melhores equipas da Europa.

0-0: um cenário que não era visto desde 2014/15

O Sporting não empatava um jogo sem golos na Europa desde a temporada 2014/15 quando Marco Silva era treinador da equipa portuguesa. Nesse ano, os ‘leões’ estavam na luta pela Liga Europa quando o Wolfsburgo foi o oponente sorteado nos 16-avos de final da prova. Depois de uma derrota na Alemanha por 2-0 onde… Bas Dost marcou os dois golos dos germânicos, o clube leonino não conseguiu dar a volta na segunda mão em Alvalade.

O jogo em Portugal terminou 0-0 e muito graças à exibição de outro velho conhecido do futebol português. Diego Benaglio assinou uma tremenda exibição e evitou que a eliminatória fugisse ao Wolfsburgo. O 0-0 resistiu até ao fim e o Sporting acabou por dizer adeus às competições europeias nessa temporada.

Pensamento no Vitória antes da Roménia

Apesar do jogo decisivo que se prevê na Roménia, Jorge Jesus realçou que o seu foco está, agora, unicamente no Vitória de Guimarães. O clube minhoto é o próximo oponente do Sporting na Primeira Liga e o clube leonino quer somar mais um triunfo depois de duas vitórias nas duas primeiras jornadas. Frente aos ‘vitorianos’ não será um encontro fácil, mas abre uma oportunidade de ‘vingança’ depois de o Vitória ter triunfado sobre o Sporting na pré-temporada por 3-0.

Jorge Jesus explica inclusão de Fábio Coentrão nos convocados e fala num resultado "falso"
Jorge Jesus explica inclusão de Fábio Coentrão nos convocados e fala num resultado "falso"
Ver artigo

Os próximos jogos do Sporting são duas visitas a redutos adversários. No sábado, os ‘leões’ jogam em Guimarães frente ao Vitória para depois desse encontro iniciarem a preparação para o embate com o Steaua de Bucareste que se vai disputar na próxima quarta-feira às 19:45 horas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.