O Sporting perdeu por 1-0 frente ao Borussia Dortmund e somou o 14.º jogo sem vencer em solo germânico. Em 14 encontros, os Leões somaram 13 derrotas e apenas um empate.

Foi na Alemanha que o Sporting sofreu a pior derrota de sempre nas provas da UEFA, ao ser goleado pelo Bayern Munique por 7-1 nos oitavos de final da Liga dos Campeões em 2008/2009. Foi precisamente frente aos bávaros que os Leões conseguiram o único empate na Alemanha: um 0-0 2006/2007, também na Champions.

O primeiro jogo do Sporting em solo germânico aconteceu quando a Alemanha ainda estava dividida em República Federação e República Democrática, na década de 70. Na segunda eliminatória da Taça dos Campeões Europeus (agora Liga dos Campeões), a formação de Alvalade perdeu os dois jogos com o Carl Zeiss Jena por 2-1, com Marinho a marcar o golo na Alemanha e Baltasar o tento em Alvalade. Quatro anos depois, viria a ser Magdeburgo a impedir a formação leonina de chegar à final da extinta Taça das Taças (empate a um golo em Lisboa e derrota por 2-1 na Alemanha).

Seguiram-se depois duas eliminatórias na Taça UEFA com empates em Alvalade frente ao Kaiserslautern em 1979 e Colónia em 1986, ambos por 1-1, e derrotas na Alemanha, também ambos por 2-0.

Dortmund 1-0 Sporting: Golo solitário dita nova derrota do 'leão' na Champions
Dortmund 1-0 Sporting: Golo solitário dita nova derrota do 'leão' na Champions
Ver artigo

O primeiro duelo no formato atual da Liga dos Campeões entre Sporting e equipas germânicas aconteceu em 1997, com duas derrotas ante o Bayer Leverkusen (0-2 em Alvalade e 1-4) em Leverkusen, na fase de grupos. Estas duas equipas voltaram a cruzar-se na fase de grupos da Champions em 2000 e, mais uma vez, o Sporting voltou a perder o duelo: derrota por 3-2 na Alemanha (André Cruz e Sá Pinto fizeram os golos) e empate a zero bolas em Alvalade.

Seis anos depois, seria outro colosso alemão a superiorizar-se aos "leões" na champions. Na fase de grupos da época 2006/2007, o Sporting encontrava pela primeira vez o Bayern Munique, numa eliminatória renhida. O Sporting empatou a zero bolas fora de portas, no segundo empate em solo germânico, mas viria a perder em casa por 1-0, golo de Schweinsteiger. Foi a primeira vez que o Sporting não perdeu em solo germânico.

O mesmo Bayern viria a marcar, de forma negativa, a história do Sporting na Champions, nos oitavos-de-final da prova na época 2009/2010. Em Alvalade, Ribéry (2), Klose e Toni (2) foram os autores de uma “manita” de má memória. O pior estava guardado para Munique onde os "leões" saíram vergados com uma goleada de 7-1. Moutinho marcou o tento de honra, Podolski (2) Polga 39 (autogolo), Schweinsteiger, Van Bommel, Klose e Thomas Müller 90 os golos do Bayern. Números expressivos que não espelhavam a diferença entre as duas equipas.

Em 2009/10, nova derrota, agora frente ao Hertha Berlim por 1-0, para Liga Europa, depois de idêntico resultado em Alvalade, mas favorável aos Leões.

Em 2014/15 a formação leonina foi derrotada pelo Schalke 04 por 4-3, num jogo que deu muito que falar devido a uma arbitragem que prejudicou e muito o Sporting.

De lá para cá, registaram-se mais derrotas: Com Wolfsburgo (2-0) para a Liga Europa 2014/15, com Bayer Leverkusen (3-1) para a mesma prova em 2015/16 e com o Borussia Dortmund, a última equipa a derrotar os Leões na Alemanha: derrota por 0-1 em 2016/2017 na Liga dos Campeões, quando Jorge Jesus era o treinador do Sporting.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.