O FC Porto desloca-se esta terça-feira a Londres para defrontar o Arsenal em jogo relativo à segunda-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os azuis e brancos trazem uma vantagem de um golo do jogo no Estádio do Dragão e procuram continuar a contrariar o favoritismo inglês.

Para tal, os comandados de Sérgio Conceição terão de replicar a concentração e organização demonstrada no jogo da primeira-mão e reescrever uma história de visitas ao Emirates que, até ao momento, é feita apenas de páginas negras.

Momento de forma

O Arsenal chega a este encontro poucos dias depois de ter subido à liderança da Premier League. A vitória caseira diante do Brentford e o empate do Liverpool diante do Manchester City, permitiu aos 'gunners' chegarem ao primeiro lugar, com os mesmos 64 pontos dos 'reds'.

Nas últimas dez partidas, os londrinos somam oito vitórias e duas derrotas. Liverpool e FC Porto foram as únicas equipas que, não só derrotaram o Arsenal, como o fizeram sem sofrer golos; um fator importante se tivermos em conta que a equipa comandada por Mikel Arteta é o melhor ataque da Premier League nesta altura com 70 golos apontados.

À semelhança do seu adversário, o FC Porto também apresenta-se num bom momento da temporada. Nos últimos dez encontros, os dragões somam sete vitórias, dois empates e uma derrota. No rol dos triunfos, e para além do alcançado diante do Arsenal para a Liga dos Campeões, está também a goleada de 5-0 aplicada ao rival Benfica para o campeonato, e que reaproximou os azuis e brancos dos lugares cimeiros da tabela.

Com a embalagem ganha diante dos encarnados, os portistas foram ao Algarve bater tranquilamente o Portimonense por 0-3, enfatizando assim a fase positiva que os azuis e brancos atravessam. Para contribuir para a manutenção deste momento, Sérgio Conceição já deverá contar com Mehdi Taremi para o jogo de Londres, uma vez que o iraniano já se treinou sem limitações.

Histórico de confrontos

O jogo desta terça-feira será o oitavo entre Arsenal e FC Porto. Nesta altura, e no computo geral, as duas equipas estão totalmente empatadas, registando três vitórias cada, e ainda um empate, nos outros sete encontros.

Todavia, o cenário muda por completo se tivermos em conta apenas os jogos realizados em Inglaterra. Com efeito, e à semelhança do FC Porto, todas as vitórias do Arsenal foram alcançadas em casa. De realçar que, nestes três jogos, os 'gunners' registam onze golos marcados, e nenhum sofrido. Os dragões ainda não conseguiram marcar no Emirates, um aspeto que os comandados de Sérgio Conceição terão de melhorar drasticamente para poder alimentar as hipóteses de qualificação.

O triunfo mais expressivo dos londrinos ocorreu precisamente aquando da última visita dos dragões. Na segunda-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões na temporada 2009/2010, os 'gunners', comandados por Arsène Wenger, golearam o FC Porto de Jesualdo Ferreira por claros 5-0, graças aos golos de Nasri, Eboué e ao 'hat-trick' de Bendtner, eliminando a equipa portuguesa da prova.

O que dizem os treinadores

Mikel Arteta, treinador do Arsenal: "Teremos de ajustar algumas coisas para criar mais [oportunidades do que na primeira mão]. Este é o nível da Liga dos Campeões onde se enfrentam equipas de topo. Amanhã [terça-feira] teremos de ser melhores"

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "O Arsenal é a segunda em valor de mercado, saindo a Lázio somos nós a de menor. Com a bola a rolar é uma equipa de um lado e de outro, há equipas técnicas muito competentes. Temos de olhar para a nossa equipa, observar o que o adversário pode fazer. Coletivamente é uma equipa bem treinada, sabe e percebe todos os momentos de jogo e não só, há agressividade e pressão muito grande, são fortes nos esquemas táticos, bem treinada e com individualidades"

O árbitro

Clément Turpin foi o árbitro escolhido para dirigir esta partida. O francês será auxiliado pelos compatriotas Nicolas Danos e Erwan Finjean. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Jérôme Brisard e Willy Delajod.

É a quinta vez que Turpin apita um jogo europeu, quer de Arsenal, quer de FC Porto. Em relação aos 'gunners', o gaulês esteve presente num jogo da Liga dos Campeões em 2014/2015 e três da Liga Europa entre 2017 e 2019, registando dois empates e duas vitórias.

Quanto aos dragões, o juiz francês apitou quatro jogos para a Liga dos Campeões, um em 2015/2016, outro em 2020/21 e dois em 2021/22. No total, os azuis e brancos somaram duas vitórias, um empate e uma derrota nestes quatro encontros.