Procurar fazer ainda melhor que o ano passado: Este será certamente um dos objetivos do Benfica de Roger Schmidt para a Liga dos Campeões este ano. A verdade é que a competição milionária arranca para os encarnados precisamente hoje, na receção ao Salzburgo.

O Estádio da Luz regressa às noites europeias com um dos jogos teoricamente mais acessíveis para a equipa portuguesa. No grupo D, encontram-se ainda Grupo D, encontram-se ainda Inter Milão e Real Sociedad, que se defrontam à mesma hora em Espanha.

Na temporada passada, os comandados de Roger Schmidt ficaram-se pelos quartos de final precisamente frente ao Inter de Milão. Este ano procuram ajustar contas logo na fase de grupos. Já não há Mundial a atrapalhar o calendário e os protagonistas são outros. Há Di María - um velho conhecido da competição - e perspetiva-se que Musa possa agarrar o lugar de Gonçalo Ramos.

Uma das grandes dúvidas recai sobre a zona intermediária. Em Vizela, Schmidt optou por João Neves e Kokcu, mas um jogo europeu pode obrigar o técnico alemão a reforçar o meio-campo com Florentino. Na baliza, deverá manter-se Trubin.

Do outro lado, Karim Konaté é um nome a ter em conta. O jovem avançado de 19 anos da Costa do Marfim já leva quatro golos esta época.

Histórico de confrontos

Esta é a primeira vez que Benfica e Salzburgo se defrontam, por isso não há um histórico de confrontos entre os dois emblemas. De qualquer forma, podemos olhar para o que os encarnados e austríacos têm feito na Liga dos Campeões ao longo dos anos.

A equipa portuguesa leva 40 participações na competição milionária e este será o 261º jogo. Até agora, 114 vitórias, 61 empates e 85 derrotas. Contra equipas da Áustria, o Benfica nunca perdeu, somando cinco vitórias e três empates em oito jogos.

Do lado do Salzburgo, esta é apenas a sexta participação, com oito vitórias, dez empates e 14 derrotas em 32 jogos. Contra equipas portuguesas, os austríacos já levaram a melhor sobre Vitória SC e Sporting para a Liga Europa. O confronto com os Minhotos foi em 2017/18.

Torna-se também relevante olharmos para o histórico noutra perspetiva, tendo em conta a última vez em que tivemos três equipas portuguesas na fase de grupos da Champions (2006/07, 2007/08, 2012/13, 2014/15, 2016/17, 2017/18, 2021/22 e 2022/23), em que os melhores registos foram dois apuramentos, em três ocasiões.

Em 2016/17 e 2022/23, FC Porto e Benfica conseguiram qualificar-se para os ‘oitavos’, tal como as ‘águias’ e o Sporting em 2021/22.

Nas restantes cinco épocas a três, só os ‘dragões’ sobreviveram, o que aconteceu em 2006/07, 2007/08, 2012/13, 2014/15 e 2017/18, o que significa que, com três conjuntos, Portugal esteve sempre representado nos ‘oitavos’.

Momento de forma

O registo do Salzburgo esta temporada acaba por ser superior ao Benfica, no sentido que, em vez de uma derrota, os austríacos apenas cederam um empate em oito jogos.

De qualquer forma, são os encarnados que chegam a este encontro com uma vitória. Nos últimos três jogos, venceram na casa do Gil Vicente por 3-2, na receção ao Vitória SC (4-0) e na deslocação a Vizela (2-1).

O Salzburgo vem de um empate na Liga Austríaca (2-2 frente ao Sturm Graz, adversário do Sporting na Liga Europa). Antes, duas vitórias, frente ao Rapid Wien e o Wolfsberger AC.

Antevisão dos protagonistas

Roger Schmidt, treinador do Benfica: "Temos de estar focados em todas as partidas, isso é o que diz a minha experiência. Amanhã, estaremos focados no Salzburgo, só temos 6 jogos para provar que podemos seguir em frente, não podemos cometer erros. Sabemos que, mesmo em casa, na Champions temos de mostrar muito trabalho, foco e concentração. Estamos bem preparados, confiantes e temos respeito pelo nosso rival".

Gerhard Struber, treinador do Salzburgo:  "Temos de estar concentrados do primeiro ao último minuto. Pode haver uns momentos de quebra. Temos de estar preparados para defender. Temos de ser resistentes, sobretudo aos minutos iniciais. Não podemos ser passivos, temos de dar resposta. Vai haver luta no meio campo e temos de ser disciplinados na defesa e cirúrgicos no ataque. Vamos procurar ao máximo marcar golos."

Halil Umut Meler, de 37 anos, irá liderar no Estádio da Luz uma equipa de arbitragem inteiramente turca, que integra ainda Mustafa Eyisoy e Kerem Ersoy como assistentes e Arda Kardesler como quarto árbitro. No VAR, estarão Alper Ulusoy e Abdulkadir Bitigen.

O árbitro turco regressa à Luz depois de na última temporada ter dirigido o encontro entre o Benfica e os belgas do Club Brugge, que os ‘encarnados’ venceram por 5-1, para a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Benfica e Salzburgo abrem a Liga dos Campeões no Estádio da Luz às 20h, mas já sabe que também pode acompanhar o jogo, AO MINUTO, no SAPO Desporto!