Antevisão: FC Porto à procura do sonho dos 'quartos' em Turim

Este artigo tem mais de 3 anos
FC Porto está na frente da eliminatória, depois de vencer a Juventus em casa por 2-1.
Antevisão: FC Porto à procura do sonho dos 'quartos' em Turim
Jogadores do FC Porto festejam no Dragão. ESTELA SILVA/LUSA © 2021 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O FC Porto defronta esta terça-feira a Juventus de Cristiano Ronaldo, em Turim, em partida a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Depois de terem feito história ao alcançarem o primeiro triunfo frente ao gigante italiano (2-1), os dragões querem confirmar o sonho e seguirem assim para os quartos de final da competição.

A formação campeã nacional chega este encontro ainda no rescaldo do triunfo frente ao Gil Vicente (2-0). Uribe e Sérgio Oliveira marcaram os golos dos portistas.

Os azuis e brancos não atravessam um momento na época. Antes do triunfo frente ao Gil Vicente no passado sábado, o FC Porto tinha conseguido apenas dois triunfos nos último oito jogos, frente a Marítimo e... Juventus, nessa 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. A equipa de Sérgio Conceição somou uma derrota, cinco empates, quatro deles consecutivos: empatou na I Liga 0-0 com Belenenses SAD e Sporting, e 2-2 com Boavista e Braga, e ainda 1-1 com os minhotos na 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal. A derrota nesta fase em casa frente ao SC Braga por 3-2, custou ao clube a presença na final da Taça de Portugal.

A luta pela revalidação do título parece uma miragem, face aos 10 pontos de desvantagem para o líder Sporting, pelo que resta apenas um brilharete na Champions e tentar terminar em segundo na I Liga para entrar diretamente na fase de grupos da próxima Liga Milionária.

Já a Juventus vem de um triunfo sobre a Lázio por 3-1. Rabiot e Álvaro Morata marcaram os golos da equipa de Turim. Cristiano Ronaldo começou no banco a pensar no FC Porto. A Juve esteve a perder, mas acabou por vencer por 3-1, com bis do espanhol.

Em Itália a Juventus não tem tido vida fácil, como se podia esperar. A 'Vecchia Signora' é apenas terceiro, com 52 pontos em 25 jogos disputados, menos 10 pontos que o líder Inter, que tem um encontro a mais. A equipa de Andrea Pilro conta apenas com 15 vitórias, sete empates e três derrotas.

Com uma frente de ataque liderada por Cristiano Ronaldo, a Juventus tem sentido dificuldades em marcar: tem 51 golos marcados, os mesmos da Roma, e está longe dos 63 do Inter e dos 60 da Atalanta. Até o Nápoles, com 55, tem mais golos marcados.

A Juventus quer evitar surpresas nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Na época passada foi eliminada pelos franceses do Lyon, pelo que não querem repetir a humilhação esta temporada. O FC Porto tem a palavra.

Histórico de confrontos

Na sua história, FC Porto e Juventus somam seis encontros, sendo que, quatro deles terminaram com uma vitória do emblema italiano e um deles ficou empatado. A primeira vitória na história frente à vecchia signora foi obtida precisamente no encontro da primeira mão no Dragão, em que os azuis e brancos se impuseram por 2-1. Apesar a vantagem ser mínima, a turma de Sérgio Conceição confia que poderá passar aos quartos de final da prova.

O embate mais antigo entre os dois clubes remonta à longínqua temporada de 1983/1984. Na final da Taça das Taças, os dois emblemas enfrentaram-se na Suíça e foram os italianos a levar a melhor. Beniamino Vignola e Boniek apontaram os golos da Juventus e António Sousa reduziu para os portistas.

Os dois clubes estiveram mais de 15 anos sem voltar a encontrar-se. Já em 2001, portugueses e italianos enfrentaram-se na 1º fase de grupos da Liga dos Campeões por duas ocasiões. Primeiro, no Estádio das Antas, os dois clubes empataram num jogo sem golos. Mas, na visita a Turim, o FC Porto acabaria por perder por 3-1. Del Piero, Paolo Montero e Trezeguet marcaram para os italianos e Clayton fez o golo portista. Mesmo assim, os dois clubes passaram à 2º fase de grupos, onde acabariam por ser eliminados.

Mais recentemente, FC Porto e Juventus marcaram encontro nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2016/2017. Em Turim, a Vecchia Signora venceu com uma grande penalidade apontada por Paulo Dybala e, no Dragão, por 2-0 (marcaram Marko Pjaca e Dani Alves). Nessa edição, os italianos chegaram até à final, onde perderam para o Real Madrid de Cristiano Ronaldo.

Poupado na partida frente à Lázio, Cr7 será certamente uma arma apontada frente à equipa portuguesa. Certamente um fator decisivo para o rumo da eliminatória, dada a vantagem mínima, será a capacidade do FC Porto poder marcar ou não no terreno adversário.

Jogadores disponíveis e em dúvida

O FC Porto viajou na segunda-feira para Turim, Itália, com 27 futebolistas na comitiva, incluindo os lesionados Pepe e Corona, ambos em dúvida para o jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, frente à Juventus.

Apesar de o defesa internacional português Pepe ainda ter feito hoje "tratamento e ginásio", juntamente com o avançado mexicano, segundo o boletim clínico ‘azul e branco’, o treinador Sérgio Conceição decidiu levou os dois atletas que têm sido imprescindíveis na equipa titular.

Além do central e do extremo, também o sérvio Marko Grujic realizou “tratamento a uma entorse no tornozelo direito”, seguido de “treino condicionado”, e integra a comitiva portista, ao contrário do espanhol Iván Marcano, por não estar inscrito na prova.

Na conferência de antevisão, Sérgio Conceição referiu que o central Mbemba "em princípio estará disponível" em Turim, mas Pepe e Corona são uma "dúvida grande" até perto do início do encontro, diante da 'vecchia signora', na qual alinha o português Cristiano Ronaldo.

Do lado contrário a dúvida está em Matthijs De Ligt. O defesa da Juventus lesionou-se no passado dia 2, durante o aquecimento para o jogo com o Spezia, e vai ser reavaliado para saber se pode defrontar os 'dragões', tal como Dybala.

Chiellini, lesionado, e Bentancur, a contas com COVID-19, também são baixas para a receção ao FC Porto, para além de Danilo, que terá de cumprir castigo.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "A força da Juventus tem a ver com deixar o melhor do mundo de fora e ganhar 3-1 à Lazio. São jogadores que semanalmente têm jogos de alto nível, é uma liga extremamente competitiva. A Juventus demonstra uma força incrível estão habituados a essa pressão. Temos de olhar para nós, para a nossa organização, estamos preparados para uma Juventus na máxima força, regressaram jogadores e estão frescos. Os mais utilizados e que têm jogado mais serão o Alex Sandro, o Chiesa, o Morata, que aqui teve um problema e entretanto voltou. Em termos físicos, será uma equipa fresca e nós temos de ir à luta. Com a Roma, a frente de ataque que acabou o jogo lá, foi o Hernâni, o André Pereira e o Adrian Lopez e não foi por aí que depois não acabámos por passar. Vamos demonstrar que somos um clube com história e força para passar esta eliminatória."

Andrea Pirlo, treinador da Juventus: "É um jogo decisivo e será como uma final, mas o FC Porto também pensa assim. Temos de estar no melhor das nossas forças e ter clareza mental para gerir o jogo e obter a qualificação. Não creio que seja decisivo para mim, mas para o clube. Sabemos a beleza desta prova. São jogos com energia diferente e dá vontade de entrar em campo”, notou.

A partida desta terça-feira entre FC Porto e Juventus, que se disputa em Turim, está agendada para as 20H00, e terá arbitragem do holandês Björn Kuipers.

O jogo pode ser acompanhado, como sempre, no SAPO Desporto.

Pergunta do Dia

Mais informações
Participou nesta votação.

Veja também

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar