![Antevisão Sporting-Dortmund: Quantas fichas aposta o leão perante um Borussia em modo 'all-in'?](/assets/img/blank.png)
O Sporting recebe esta terça-feira o Borussia Dortmund, em jogo da primeira-mão dos 'playoffs' de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Depois de uma fase de liga que foi de mais a menos, o leão sofreu para conseguir o apuramento e agora defronta um adversário que traz sensações dictómicas: por um lado o histórico contra o Borussia Dortmund não é positivo, por outro, foi contra os alemães que o Sporting garantiu a sua última passagem aos oitavos da 'Champions'.
Após um clássico para o campeonato que soube a pouco, os leões viram agora atenções para a Europa. Apesar do desejo natural de seguir em frente na 'liga milionária', resta saber se, perante a aproximação do Benfica na liga e as várias ausências na equipa, Rui Borges irá continuar a gestão da equipa, priorizando a conquista do bicampeonato.
Momento de forma
Sporting e Dormtund chegam a este jogo em momentos diferentes da temporada. Os leões lideram a Primeira Liga, agora com quatro pontos de vantagem sobre o rival Benfica, isto depois do empate no clássico diante do FC Porto.
Apesar disso, os campeões nacionais ainda não sabem o que é perder para o campeonato sob o comando de Rui Borges, registando quatro vitórias e dois empates desde que o transmontano chegou a Alvalade. Os verdes e brancos chegaram também à final da Taça da Liga, e estão nos quartos de final da Taça de Portugal.
Já o registo europeu não se apresenta tão famoso, uma vez que, desde o dia 5 de novembro que o Sporting não sabe o que é vencer na Liga dos Campeões, tendo registado três derrotas e um empate desde então.
Do lado alemão a situação tem contornos mais negros. Na 'Champions', as duas derrotas em três jornadas atiraram Borussia para fora do apuramento direto. Contudo, o verdadeiro problema reside na Bundesliga, onde o Dortmund ocupa um inaudito 11º lugar, já a 25 pontos do líder Bayern de Munique.
As três vitórias em dez jornadas levaram ao despedimento do treinador Nuri Sahin, sendo este substituído por Nico Kovac. Contudo, a 'chicotada psicológica' não parece ter surtido efeito, já que o novo treinador estreou-se com uma derrota diante do Estugarda.
Com o campeonato há muito perdido e a eliminação da Taça da Alemanha, a Liga dos Campeões parece ser a única tábua de salvação para os 'Die Borussen'.
Histórico de confrontos
Este será o quinto embate entre leões e alemães. Curiosamente, todos os jogos entre Sporting e Borussia Dortmund ocorreram na Liga dos Campeões, mais propriamente na fase de grupos.
O histórico não é muito favorável à equipa portuguesa, que só conseguiu uma vitória nos quatro jogos realizados, contra três dos germânicos, duas delas no reduto leonino.
O único triunfo verde e branco ocorreu na temporada 2021/22. Na penúltima jornada do grupo C, o Sporting de Rúben Amorim venceu em Alvalade o Dortmund por 3-1, graças a golos de Pedro Gonçalves, por duas vezes, e Pedro Porro. Para além do triunfo, o resultado permitiu a qualificação para os oitavos de final da 'Champions'.
O que dizem os treinadores
Rui Borges, treinador do Sporting: "Houve uma mudança de treinador [Niko Kovac], tem muitos jogadores da época passada e estiveram na final da Champions. É uma grande equipa, independentemente do momento no campeonato. Vai haver mudança, estão a agarrar-se a uma ideia nova e estrutura diferente".
Nico Kovac, treinador do Borussia Dortmund: "O Sporting é o número um em Portugal, um país do futebol, e isso é muito difícil de conseguir, porque o Benfica e o FC Porto são adversários muito fortes. Mas estamos na 'Champions' e vamos mostrar a nossa melhor cara".
O árbitro
Espen Eskas foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro norueguês será auxiliado por Jan Erik Engan e Isaak Elias Bashevkin. O quarto árbitro será Kristoffer Hagenes, enquanto que a vídeo-arbitragem estará entregue à dupla neerlandesa formada por Dennis Higler e Rob Dieperink.
Esta será a primeira vez que o juiz de 36 anos dirige um encontro de Sporting ou Borussia Dortmund. Contudo, Eskas já esteve no Estádio de Alvalade, em março de 2023, para apitar o jogo entre Portugal e Liechtenstein, que marcou a estreia de Roberto Martínez à frente da seleção nacional.
Comentários