Sporting e Marselha medem forças, esta terça-feira, em partida a contar para a 3.ª jornada do grupo D da Champions.
Para já os leões lideram o grupo, ao cabo de duas jornadas, depois de duas vitórias em outros tantos jogos. Por outro lado, o Marselha é o último classificado e ainda não pontuou na fase de grupos.
Os verdes e brancos começaram por bater fora de portas o Frankfurt, atual detentor da Liga Europa. Em casa, o conjunto orientado por Rúben Amorim também se impôs frente ao Tottenham por 2-0.
O Marselha foi derrotado nas duas primeiras jornadas da prova, frente ao Tottenham e Frankfurt.
Histórico de confrontos
Este será o primeiro embate das duas equipas em provas europeias de clubes. Em relação aos últimos embates frente a equipas portuguesas, o Marselha foi derrotado por 3-0 fora e por 2-0 em casa frente ao FC Porto, na fase de grupos da Champions de 20/21.
Em relação a duelos com adversários franceses, o Sporting mediu forças com o Lille, em 2010/11, na fase de grupos da Liga Europa. Os leões venceram por 2-1 fora e 1-0 em casa. Frente a equipas gaulesas, os leões têm o registo de sete vitórias, cinco empates e seis derrotas.
Momento de forma das duas equipas
O Marselha, que é comandado por Igor Tudor, é o atual segundo classificado da Ligue 1, apenas atrás do PSG. No campeonato francês permanece para já invicto, com sete vitórias, e dois empates. Na última jornada, os marselheses derrotaram o Angers por 3-0, com golos de Jonathan Clauss, Luís Suárez e Gerson.
Se a nível da Champions o Sporting está, até ao momento, com uma performance imaculada, a nível interno o percurso dos leões tem sido mais irregular.
Nas oito jornadas já disputadas, os leões somam quatro vitórias, um empate e três derrotas, com os verdes e brancos a ocuparem neste momento um modesto 7.º lugar da tabela.
Recorde-se que o Marselha conta com o português Nuno Tavares. Cedido esta temporada pelo Arsenal ao emblema francês, o defesa conta já com três golos apontados em 10 partidas realizadas.
Baixas
Para a partida frente ao Marselha, Pedro Porro e Coates são baixas confirmadas. Os dois jogadores não viajaram para França e ficam assim a recuperar da lesão. Esgaio, St. Juste ou Marsá são assim opções para a defesa. Para além dos dois jogadores já mencionados, Daniel Bragança, Jovane Cabral e Luís Neto também ficam de fora.
Recorde-se que o encontro no Velódrome será realizado sem público nas bancadas, uma vez que o Marselha cumpre castigo por mau comportamento dos adeptos.
Declarações dos dois treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "O Marselha fez dois bons jogos e não merecia perder em casa com o Frankfurt e também reparámos que com o Tottenham o jogo estava muito complicado, não fosse a expulsão. Foram dois jogos decididos no detalhe e nós na Liga Portuguesa tivemos jogos nos quais não merecíamos perder, mas também tivemos culpa. Nós jogamos sempre da mesma maneira, seja na Champions ou no nosso campeonato. Temos sempre que ganhar. É fácil gerir isso. Tendo seis ou zero pontos, estando em sétimo ou em primeiro na Liga, o nosso clube obriga-nos a ganhar sempre."
Igor Tudor, treinador do Marselha: "O Sporting é uma equipa importante, com jogadores muito bons em todas as posições. Tem uma boa experiência na ‘Champions’ acumulada na época passada, que lhe dará, certamente, uma grande ajuda. É pena não podermos contar com os nossos adeptos, pois vão fazer-nos falta, mas isso não alterou muito a nossa preparação. Temos de estar concentrados e fazer um bom jogo."
Arbitragem
O italiano Davide Massa, de 41 anos, é árbitro escolhido pela UEFA para dirigir o Marselha-Sporting, em partida a contar para a terceira jornada do Grupo D da Liga dos Campeões. Vai ser auxiliado por Filippo Meli e Stefano Alassio. Paolo Valeri será o VAR.
O encontro entre o Marselha e o Sporting realiza-se esta terça-feira e tem início a partir das 17h45.
Comentários