O árbitro checo Pavel Kralovec, que arbitra na Liga dos Campeões, foi implicado num escândalo de 'match-fixing' local, revelaram os media checos esta quarta-feira.

O caso envolve o antigo vice-diretor da Federação Checa de Futebol (FACR) Roman Berbr, que está detido por suspeitas de manipulação de resultados desde outubro.

Citando escutas policiais, o jornal DNES revelou que Berbr ligou a Kralovec antes da final da Taça Checa em julho, na qual o Sparta de Praga bateu o Slovan Liberec por 2-1, apurando-se para a fase de grupos da Liga Europa.

"É muito simples, só preciso de um assunto político, ok? Vais perceber. Josef Krula esteva aqui na segunda-feira", disse Berbr, de acordo com a escuta.

Krula é o diretor desportivo do Sparta e um antigo árbitro.

Kralovec, que respondeu que tinha entendido, ficou debaixo de fogo após o jogo depois de se ter recusado a expulsar o médio do Sparta Martin Frydek por pisar um oponente, apesar dos alertas do vídeoárbitro.

Na norte de terça-feira, Kralovec, de 43 anos, arbitrou o jogo da Champions entre Chelsea e Krasnodar.

A FACR disse esta quarta-feira que Kralovec foi retirado das listas de árbitros para os jogos da Liga Checa até ao final do ano.

Sparta, que não conseguiu passar do grupo H da Liga Europa, com AC Milan, Lille e Celtic, negou as acusações, pedindo uma "investigação completa" do caso.

Berbr foi uma das 19 pessoas detidas pela polícia em outubro como parte de um grupo organizado de 'match-fixing', com quatro desses a ficarem sob custódia, tendo-se demitido do seu cargo.

Berbr, um antigo árbitro de 66 anos, ocupava o lugar desde 2013 e de acordo com os media locais têm influenciado o futebol checo. Os media fizeram fizeram várias acusações ligando Berbr a casos de corrupção e bulling no interior da federação, nunca tendo sido punido.

A sua esposa, Dagmar Damkova, a primeira árbitra na República Checa, deixou o seu cargo no comité de arbitragem da UEFA depois das acusações.

*Artigo atualizado às 15h59, com declarações da Federação Checa

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.