O Barcelona sofreu ontem, na Luz, a pior derrota de sempre frente a equipas portuguesa. O gigante espanhol foi goleado pelo Benfica por 3-0, na segunda ronda da Liga dos Campeões de futebol.

Esta foi também a primeira vez que os catalãs foram goleados por uma equipa portuguesa em provas da UEFA.

A última vez que o Barcelona tinha perdido nas deslocações a Portugal tinha sido há 34 anos frente ao Clube de Futebol Os Belenenses em 1987, na primeira ronda da extinta Taça UEFA.

Até ontem, o pior resultado tinha sido um 3-1 frente FC Porto, em duas ocasiões: o primeiro em 1972, na primeira ronda da Taça UEFA, o segundo em 1985, na Taça dos Campeões Europeus.

O gigante espanhol já tinha perdido com o Benfica mas em terreno neutro, na final da Taça dos Campeões Europeus em 1961, em Berna, Suíça (3-2).

O Barcelona conta com sete derrotas em 38 jogos frente a equipas portuguesas. Em 1972 perdeu duas vezes com o FC Porto (1-3 e 0-1), o clube português que mais vezes derrotou os blaugrana (3 derrotas)

A outra derrota frente a clubes de Portugal aconteceu em 1986, na segunda ronda da antiga Taça UEFA, frente ao Sporting (2-1).

Ou seja, o Barcelona perdeu com quatro dos cinco emblemas que já foram campeões em Portugal. Só faltou o Boavista.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.