O Benfica sofreu uma humilhante derrota em Basileia para a Liga dos Campeões ao ser goleado por 5-0 frente aos octocampeões helvéticos no Estádio St Jakobs. Michael Lang abriu o marcador logo aos 2' minutos e antes do intervalo Oberlin dilatou a vantagem para os suíços. No segundo tempo, Wolfswinkel, Oberlin e Riveros fecharam as contas do jogo.

No regresso à Liga dos Campeões depois de vencer o Paços de Ferreira em casa para o campeonato nacional, a equipa de Rui Vitória procurava o primeiro triunfo na prova,  após a derrota caseira com o CSKA de Moscovo por 2-1, e o técnico dos 'encarnados' (que jogaram de cinzento) apostou no regresso de Jardel ao eixo defensivo e na titularidade de Raul Jiménez ao lado de Jonas.

A jogar em casa, o Basileia entrou muito forte na partida e inaugurou o marcador logo aos 2' minutos por intermédio de Michael Lang. O defesa suíço de 26 anos aproveitou um mau corte de André Almeida para bater Júlio César no arranque da partida.

A perder desde os primeiros minutos de jogo, o Benfica pareceu acusar o golo e não conseguiu ter uma reação à altura para inverter o rumo dos acontecimentos. Sem Pizzi em grande plano, e com Cervi completamente 'apagado' coube a Zivkovic alguns dos poucos rasgos ofensivos da equipa do Benfica. Grimaldo tentava dar mais profundidade ao ataque do Benfica, mas a falta de agressividade dos restantes companheiros de equipa permitia ao Basileia controlar totalmente o jogo.

Perante uma equipa sem ideias, o Basileia aproveitou da melhor forma o total 'desnorte' do Benfica para dilatar a vantagem aos 20' minutos de jogo. A formação helvética aproveitou um pontapé de canto do adversário para colocar a bola no campo contrário através de uma arrancada de Steffen, que depois só precisou de assistir Oberlin, com um passe na diagonal, que na cara de Júlio César fez o 2-0.

Com metade da primeira parte para reduzir a vantagem, a equipa do Benfica tinha a obrigação de pressionar mais o adversário, mas os jogadores do Basileia revelaram-se sempre superiores nos duelos e com facilidade conseguiram anular por completo a estratégia de Rui Vitória.

Raul Jiménez ainda teve nos pés uma grande ocasião de golo para reduzir antes do intervalo, mas o remate do internacional mexicano acabou por sair por cima da baliza contrária.

No segundo tempo, Rui Vitória tirou Cervi e lançou Salvio no jogo. O Basileia continuou superior e ameaçou a baliza de Júlio César logo aos 49' minutos com Michael Lang a surgir isolado na grande área do Benfica e a desferir um forte remate cruzado, com a bola a sair para fora, mas a tocar no poste.

Sem a criatividade de Pizzi, e com uma total apatia dos jogadores do Benfica, o Basileia acabou por expor ainda mais as fragilidades da equipa de Rui Vitória com o 3-0 aos 59' minutos com Ricky van Wolfswinkel a converter uma grande penalidade de Fejsa.

Mas o pior ainda estava para vir quando aos 62' minutos, André Almeida perde a cabeça numa disputa de bola na linha lateral e vê o cartão vermelho direto.

A jogar em inferioridade numérica, a formação 'encarnada' foi incapaz de apresentar argumentos válidos para deixar a sua marca no jogo, e com o desenrolar da partida o Basileia foi construindo com tranquilidade um resultado histórico.

Aos 69' minutos, Pizzi voltou a demonstrar que não está em forma e com um passe para trás acabou por assistir Oberlin para o suíço bisar e fazer o 4-0.

Com 20 minutos para jogar, a humilhação do Benfica foi ainda maior quando aos 76 minutos Riveros aproveitou uma confusão na área adversária para rematar de pé esquerdo para o 5-0 final.

O Basileia garantiu assim um importante triunfo no Grupo A da Liga dos Campeões, enquanto que o Benfica somou a pior derrota na Liga dos Campeões da sua história. Depois de regressar aos triunfos frente ao Paços de Ferreira, a equipa de Rui Vitória foi incapaz de apresentar argumentos frente ao octocampeão helvético e pode mesmo ter colocado a continuidade nas provas europeias em risco.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.