O Benfica-Barcelona desta terça-feira será o 31.º jogo das águias contra uma equipa espanhola e o 10.º diante dos catalães. O histórico de confrontos é mais favorável para os emblemas espanhóis que contabilizam 13 vitórias, ao passo que os encarnados contam com oito triunfos. Pelo meio, existiram nove empates.

A equipa espanhola que mais vezes encontrou o Benfica no passado foi, justamente, o Barcelona. O clube 'blaugrana' já jogou contra as águias em nove ocasiões e levou a melhor em três duelos. O Benfica tem uma ligeira desvantagem com duas vitórias conquistadas e quatro empates.

Contra o Barcelona, aconteceu um dos embates mais memoráveis, que marca uma página gloriosa na história dos encarnados com a conquista da Taça dos Campeões em 1960/61. A partida terminou com um 3-2, em que José Águas e Mário Coluna marcaram para a formação vermelha e branca, juntando um auto golo de Antoni Ramallets.

Mais recentemente, na temporada 2021/22, o Benfica recebeu o Barcelona no Estádio da Luz, na fase de grupos da Liga dos Campeões, e conquistou uma vitória marcante para os adeptos encarnados. Numa espécie de regresso às noites de maior sucesso na Luz, Darwin bisou e Rafa Silva registou o nome na lista de marcadores com Jorge Jesus ao leme das águias.

Outra boa recordação do Benfica contra uma equipa espanhola foi a final da Taça dos Campeões 1961/62 frente ao Real Madrid. Este foi um dos jogos de maior glória encarnada, com uma exibição de luxo, ao nível dos melhores dos melhores. Nessa final, o resultado terminou com um 5-3 para as águias, com golos de José Águas, Domiciano Cavém, Mário Coluna e um bis de Eusébio. Estava concluída mais uma conquista, que deixava, de novo, o Benfica no topo da Europa.

No entanto, nem tudo pode ser bom e o 7-0 frente ao Celta de Vigo continua a provocar pesadelos. No dia 25 de novembro de 1999, os encarnados viajaram ate à Galiza e sofreram uma das goleadas mais memoráveis, que ainda hoje continua a ser recordada pelo Celta.

O mais recente duelo frente a um emblema espanhol está fresco na memória benfiquista: a goleada por 4-0 diante do Atlético de Madrid com golos de Akturkoglu, Di María, Bah e Kokçu. Na presente temporada, na segunda jornada da fase de liga da 'Champions', o Estádio da Luz foi o palco da festa encarnada e o desejo das águias é que o mesmo ainda esteja de boa memória preparado para repetir o resultado frente ao Barcelona.

Contra o clube da Catalunha, o último confronto deu-se a 23 de novembro de 2021 na quinta jornada da Liga dos Campeões. O resultado ficou nulo, mas o Benfica podia ter sentido o sabor da vitória se Seferovic não tivesse a pontaria desafinada.

Em retrospectiva, o histórico do Benfica com equipas espanholas não é o mais positivo e não dá bons indicadores para o que pode ser o resultado diante dos 'blaugrana'. No entanto, há jogos que ficaram na memória pelas melhores razões e o desejo dos encarnados é que possam juntar mais uma dessas partidas à lista.