No jogo que marca a estreia de Rui Vitória na Liga dos Campeões (Gonçalo Guedes e Nélson Semedo também se estrearam), o Benfica está empatado a zero bolas ao intervalo com o Astana no Estádio da Luz, em jogo da 1.ª jornada do Grupo C. Jonas teve duas soberanas oportunidades para marcar mas, ao contrário do habitual, falhou.
Do outro lado está uma equipa que também se estreia na prova. No Astana, só o treinador Stanimir Stoilov têm experiência de Champions, depois de ter orientado o Levski de Sofia na prova milionária. Até hoje, havia um cazaque com experiência de champions: Popov, jogador que jogou no Ruzin Kazan na temporada 2009/2010.
Esperava-se uma entrada à Benfica, forte, pressionante mas aquilo que se viu foi uma equipa previsível, sem intensidade. O Astana, por sua vez, não está a acusar a pressão e ia vai atacando sempre que pode, com combinações entre os médios e os avançados, jogando mais entrelinhas. O capitão Foxi Kéthévoama, jogador da República Centro-Africana, é o mais perigoso, ele que está encarregue de organizar o jogo ofensivo da formação cazaque, saindo da esquerda para o meio. Na frente, Junior Kabananga vai dando trabalho a Jardel e Luisão e Dzolchyiev a Eliseu.
Apenas a magia de Gaitán vai animando as bancadas, ele que é o homem mais perigoso do Benfica. Aos 21 tentou marcar de livre em zona frontal, após falta sobre Gonçalo Guedes, mas o seu remate foi contra a barreira. Antes, aos 22 minutos tinha "sacado" um amarelo a Ancic, numa falta dura do médio sérvio.
A primeira ocasião de golo de encontro só apareceu aos 30 minutos. Gaitán cruzou para Jonas que tirou um adversário do caminho e rematou de pronto. Valeu a intervenção decisiva de Eric do guarda-redes Nenad, a defender com os pés.
O lado direito do Astana está a ser o mais perigoso, com Dzolchyiev a dar muito trabalho a Eliseu. Aos 35 minutos o lateral português fez falta dura para amarelo mas o árbitro entendeu que não houve contacto e mandou seguir.
Mesmo a terminar o primeiro tempo, Jonas vai dispor de nova oportunidade para marcar, num lance de contra-ataque conduzido pelo avançado brasileiro, mas o remate voltou a ser travado pelo guarda-redes Eric com os pés.
Pela quinta vez em seis jogos o Benfica não consegue marcar antes do intervalo. No que toca a Champions, é o sétimo jogo consecutivo sem qualquer golo nos primeiros 45 minutos.
No outro jogo do grupo, o Atlético Madrid vai vencendo o Galatasaray na Turquia por 2-0.
Comentários