O Sporting recebe a Juventus, esta terça-feira, em jogo da quarta jornada da Liga dos Campeões, duas semanas depois da derrota em Turim por 2-1. Um duelo em que só a vitória interessa à equipa de Jorge Jesus para continuar na luta pela passagem aos oitavos de final da prova.

Ora se o Sporting nunca conseguiu vencer em Itália para as competições da UEFA, o mesmo não se poderá dizer dos jogos disputados em Alvalade frente a equipas italianas. Em 13 jogos realizados em casa, os ‘leões’ registaram quatro vitórias, sete empates e duas derrotas.

Esta será, de resto, a primeira vez que a Juventus visita o reduto do Sporting, uma vez que as duas equipas nunca se tinham encontrado nas provas europeias até esta temporada. Uma excelente oportunidade para muitos adeptos sportinguistas poderem ver ‘Velha Senhora’ ‘in loco’.

Curiosamente, nenhum dos emblemas considerados como ‘colossos’ do futebol italiano conseguiram vencer no reduto do ‘leão’, casos do AC Milan, Inter, Nápoles, Fiorentina, Roma e Lazio. As duas únicas derrotas ocorreram na receção ao Bologna (1998/1999) e à Udinese (2005/2006)

Atalanta apadrinhou estreia ‘leonina’ na Taça das Taças

A primeira vez que o emblema lisboeta recebeu uma equipa transalpina foi em outubro de 1963, com a Atalanta.  Uma época especial para os ‘leões’, que se estreavam na Taça das Taças. Depois da derrota em Bérgamo (2-0), na primeira mão da ronda inaugural, o Sporting recebeu e venceu o conjunto italiano por 3-1 – marcaram para os ‘leões’ Figueiredo, Mascarenhas e Bé. A eliminatória ficaria apenas resolvida num terceiro jogo de desempate em Barcelona (vitória do Sporting por 3-1), depois de um 3-3 no conjunto dos dois jogos (na altura não existia a regra dos golos fora).

A Atalanta acabaria por se ‘vingar’ 25 anos depois, ao eliminar os ‘leões’ nos quartos de final da Taça das Taças, com uma vitória primeiro em Itália (2-0) e depois um empate em Alvalade (1-1). Foi o segundo confronto com uma equipa italiana e o primeiro em que o Sporting perdeu pontos em casa.

Quando Cadete espalhou magia em Alvalade

Muitos sportinguistas ainda se lembrarão do golo de Jorge Cadete na receção ao Bologna (vitória dos ‘leões’ por 2-0), a abrir o caminho para a passagem às meias-finais da Taça UEFA de 1990/1991. No encontro da primeira mão, a equipa ‘verde e branca’ tinha empatado a uma bola em Bolonha, pelo que estava tudo em aberto para o encontro da segunda mão. Cadete deixou os adeptos em êxtase, Fernando Gomes fez o 2-0 final de penálti e o Sporting seguia para as ‘meias’.

Na luta pelo acesso à final, quis o destino que calhasse novamente uma equipa italiana no caminho dos ‘leões’, desta feita o Inter de Milão. Mas com um final diferente. Ao nulo em Alvalade seguiu-se a derrota da equipa portuguesa no San Siro, por 2-0 (golos de Matthaus e Klinsmann).

Marius Niculae brilhou mas não evitou o adeus à Taça UEFA

Em dezembro de 2001, o Sporting recebia outro colosso do futebol europeu, o AC Milan, na terceira eliminatória da Taça UEFA. Depois da derrota em Milan (2-0, marcaram Filippo Inzaghi e Shevchenko), um grande golo de Marius Niculae deixou os ‘leões’ a sonhar com a passagem à próxima fase da prova, mas a equipa da casa não conseguiu empatar a eliminatória e Javi Moreno, aos 90+3’, confirmou a vitória dos ‘rossoneri’.

A última vez que o Sporting encontrou uma equipa italiana nas provas da UEFA foi em 2011, na fase de grupos da Liga Europa. O adversário era a Lazio. Em casa, a equipa ‘leonina’ venceu por 2-1: Ricky Wolfswinkel inaugurou o marcador aos 21 minutos, Klose empatou (40’) e Emiliano Insúa selou a vitória da equipa da casa (45+2’), num jogo em que o lateral argentino acabaria por ser expulso no arranque da segunda parte. Os ‘leões’ acabariam por ser derrotados em Roma, por 2-0.

Recorde-se que o Sporting-Juventus está marcado para as 19h45 e terá arbitragem do francês Clément Turpin.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.