A 5.ª ronda da Liga dos Campeões trouxe o apuramento do Sporting para os oitavos de final, o FC Porto a depender de si para também se apurar, apesar da derrota ante o Liverpool, e o Benfica com ótimas perspetivas de seguir em frente.

Foram duas noites com sotaque português na Liga Milionária, com golos, assistências e grandes exibições. Dos 16 jogos realizados, quatro deles acabaram com portugueses a serem escolhidos para Melhor em Campo.

Na vitória do Sporting diante do Dortmund por 3-1, Pedro 'Pote' Gonçalves' foi o Homem do Jogo para a UEFA. Apesar de ter falhado uma grande penalidade, o avançado marcou dois dos três golos do Sporting. Além de Melhor em Campo, Pote foi também eleito Jogador da Semana pela UEFA.

O Manchester United também conseguiu o apuramento para a próxima fase, ao vencer o Villarreal por 2-0, e assim garantir o primeiro posto do Grupo F. Mais uma vez foi Cristiano Ronaldo a salvar os 'red devils', com o primeiro golo do jogo, antes de assistir Jadon Sancho para o 2-0 final. CR7 foi eleito Melhor em Campo na partida, ele que já marcou seis dos 10 golos do United nos primeiros cinco jogos da prova.

O Lille assumiu a liderança do Grupo G graças a um triunfo magro por 1-0 diante do Salzburgo. Nos campeões francês, o capitão José Fonte esteve a grande altura, brilhando na defesa dos três pontos que permite aos franceses ir para a derradeira ronda a dependerem de si para garantir o primeiro lugar e apuramento. Fonte foi a escolha da UEFA para Homem do Jogo.

Por fim, Bernardo Silva não marcou mas assistiu Gabriel Jesus para o golo da vitória do Manchester City diante do PSG por 2-1. O mágico português voltou a rubricar uma grande exibição, num encontro onde acertou os 47 passes que tentou. Impressionante! Bernardo Silva acabou eleito Melhor em Campo pela UEFA.

Dos quatro portugueses eleitos Melhor em Campo nos seus jogos, apenas Pedro Gonçalves integra a Equipa da Semana da UEFA. Pedro Porro, do Sporting e Nicolas Otamendi, do Benfica, fazem parte deste Onze escolhido pela UEFA.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.