O FC Porto voltou a vencer na Liga dos Campeões com os golos de Taremi (33' e 70'), Evanilson (56') e Estáquio (60') na quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, numa partida disputada em Bruges, na Bélgica. O mesmo Club Brugge que vergou o campeão português no Estádio do Dragão, por 4-0, provou do mesmo veneno, em casa.

Após um mau arranque no grupo B com duas derrotas nas duas primeiras jornadas, o FC Porto somou a terceira vitória consecutiva, após ter vencido os dois confrontos com o Bayer Leverkusen. Otávio e Diogo Costa foram os melhores em campo.

Quanto ao onze inicial portista, Sérgio Conceição manteve-se fiel aos titulares do clássico frente ao Benfica, em que o FC Porto saiu derrotado.

Nem tudo foi um mar de rosas para os dragões, que tiveram uma meia hora para esquecer com imensas oportunidades de golo falhadas. Eustáquio, Uribe, Taremi e Galeno (com Evanilson a atrapalhar o colega de equipa) foram os autores dos 'falhanços'.

Aos 33 minutos, numa boa jogada de Otávio, o luso-brasileiro lançou Mehdi Taremi, que desta vez não falhou e atirou para dentro da baliza dos belgas.

No arranque da segunda parte foi a vez de Diogo Costa brilhar, isto depois de Mechele ter caído num lance com David Carmo. O árbitro inglês Michael Oliver foi ver as imagens e assinalou castigo máximo para o FC Porto. E foi aqui que o guardião portista mostrou toda a sua boa forma.

Primeiro, Diogo Costa defendeu a grande penalidade apontada por Vanaken. Porém, ou o guarda-redes estava adiantado ou Eustáquio entrou na grande área antes do remate e o juiz mandou repetir o lance. E o número 99 voltou a defender, negando o empate dos belgas.

Momento decisivo na cidade de Bruges, pois a partir surgiram os três golos do FC Porto que formou o resultado de 4-0, vingando assim o que aconteceu na segunda jornada. Evanilson respondeu da melhor forma ao passe de Uribe aos 57 minutos; numa jogada de insistência Eustáquio bateu Mignolet; e Taremi bisou após oferta de Otávio. Assim se vinga num prato que se serve frio.

O FC Porto teve de esperar pelo apito final do jogo entre Atlético de Madrid e o Bayer Leverkusen, que resultou num empate a dois golos. Com este resultado, os portistas apuraram-se para os oitavos de final da prova, ficando ainda por disputar o primeiro lugar do grupo, sabendo o FC Porto que não depende de si.

O Club Brugge continua com 10 pontos, o FC Porto tem nove, enquanto os espanhóis e alemães têm cinco e quatro pontos respetivamente, logo sem possibilidades de se apurarem, quando falta apenas uma jornada.

*artigo atualizado às 22h04 com o resultado do jogo entre o Atlético de Madrid e o Bayer Leverkusen

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.