Declarações de Mircea Lucescu, treinador do Dinamo Kiev, em conferência de imprensa, após a derrota com o Benfica e afastamento da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Análise ao jogo: "Tivemos um grande problema, pois não é possível cometer tantos erros. Por causa da guerra tivemos de ir buscar jogadores à formação, que não estão preparados. Na defesa tínhamos um jogador de 19 anos, outro de 20, e um de 21. Tinha dito, antes do jogo, que o Benfica é melhor, e hoje foi a prova cabal. O resultado podia ter sido 6 ou 7-0. Há uma grande diferença entre as equipas".

As melhores imagens do jogo Benfica-Dinamo Kiev!

Resultado pesado: "Peço desculpa, é muito difícil comentar um resultado destes. O primeiro golo foi um grande erro do guarda-redes, e o segundo um grande erro do defesa, que entregou a bola ao Rafa. E o terceiro a mesma coisa. O Benfica foi melhor, está de parabéns e espero que faça um bom percurso na Liga dos Campeões, pois joga um futebol muito bonito, com jogadores de alto nível, muito talentosos".

O que o Benfica poderá fazer na Champions? "É preciso ter em conta que é muito difícil encontrar uma equipa na nossa situação. Durante vários meses os nossos jogadores nem foram a casa, não viram a família. É difícil encontrar outra equipa na mesma situação. Vamos ver como o Benfica se comporta com outras equipas, mas foi muito mais forte do que o Dínamo de Kiev. Só vamos iniciar o campeonato no dia 28. Não quero desculpar-me, o Benfica foi superior nos dois jogos."

Regresso do campeonato ucraniano: "Só queremos uma coisa: continuar a jogar futebol e a viver. Queremos dar a imagem de um país que quer continuar a viver. Os resultados desportivos ficam para segundo plano, mas é importante não abandonar nada, continuar a jogar o campeonato. Amanhã vamos viajar, depois vamos de autocarro para Kiev, pois não há voos na Ucrânia. Não é fácil. Espero recuperar alguns jogadores experientes, que podem ajudar a equipa a ultrapassar este momento difícil."

O Benfica venceu hoje em casa o Dinamo Kiev por 3-0 e confirmou a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, após o triunfo por 2-0 na primeira mão do ‘play-off’. Otamendi, aos 27, Rafa, aos 40, e David Neres, aos 42, marcaram os golos dos ‘encarnados’, que asseguraram a 17.ª presença nos grupos da ‘Champions’, a segunda consecutiva, mantendo o registo 100% vitorioso nos seis jogos disputados na temporada 2022/23.

O Benfica junta-se ao campeão nacional FC Porto e ao ‘vice’ Sporting, ambos já apurados para esta fase, cujo sorteio está marcado para quinta-feira, às 17:00 (horas em Lisboa), em Istambul, na Turquia, onde vai ser disputada a final, em 10 de junho de 2023. A fase de grupos da Liga dos Campeões vai ser disputada entre 06 de setembro e 02 de novembro.