O Benfica está empatado a zero bolas com o Borussia Dortmund ao intervalo, em jogo da primeira-mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Um resultado lisonjeiro para o Benfica, já que os alemães já desperdiçaram várias oportunidades de golo. O Benfica, por sua vez, vai tendo dificuldades em atacar.

Para este jogo com o Dortmund, Rui Vitória não pode contar com Jonas. O brasileiro lesionou-se na véspera, não recuperou, pelo que foi Rafa a jogar no seu lugar.

No jogo 500 de Luisão de ´águia ao peito`, o Benfica entrou na Luz no seu habitual 4-4-2, com Carrillo e Salvio nas alas. Já Thomas Tuchel voltou a surpreender,

apresentar-se com um 3-4-3 que se estendia em 5-2-3 a defender: três centrais, dois alas muito subidos, Raphael Guerreiro e Weigl no meio, no apoio ao tridente formado por Reus, Aubameyang e Dembelé.

A velocidade dos homens da frente do Dormtund tem causado imensos problemas à defensiva ´encarnada`. Os alemães já tiveram várias oportunidades para marcar mas a falta de pontaria dos homens da frente assim como as boas prestações de Lindelof e Ederson vão evitando males maiores para o Benfica.

Salvio o primeiro a dar sinais de perigo para o Benfica num remate por cima aos cinco minutos, depois de sentar Sokratis. Antes, no mesmo minuto, tinha sido Ederson a negar o golo a Dembélé. Aos 11 foi Aubameyang a rematar por cima, dentro da área, após perda de bola de Pizzi. Nova perdida dos alemães aconteceu aos 24 minutos, num remate de Dembélé que Lindelof cortou para canto, numa bola que ia para a baliza. Aos 39 foi Raphael Guerreiro a ganhar uma bola a Fejsa na área que só não deu golo porque ninguém do Dortmund acreditou.

O Benfica vai apostando em ataques rápidos, para tentar surpreender a defensiva do Dortmund mas não está a ser fácil. Os alemães, por seu lado, conseguem passar a barreia defensiva dos ´encarnados` com alguma facilidade, dada a qualidade dos homens da frente. O Benfica terá de melhorar e muito no segundo tempo se quiser sair do jogo com um bom resultado. Para já, só dá Dortmund.

Acompanhe o jogo no SAPO Desporto