Quando falta apenas uma partida para terminar a fase de grupos, há várias equipas que já têm selado o seu futuro na competição.

Com cinco das seis jornadas já disputadas são várias equipas que já garantiram a qualificação para a próxima fase e há outras que estão eliminadas. Contudo, ainda há algumas vagas em aberto para a próxima fase e aquelas que dão acesso à Liga Europa.

Grupo A

As contas estão praticamente feitas. Real Madrid e PSG já estão classificados, em primeiro e segundo lugar, respetivamente. O Brugges e o Galatasaray vão lutar pelo lugar que dá acesso aos 16 avos de final da Liga Europa.

Grupo B

O Grupo B está na mesma situação que o grupo A. Com o Bayern em primeiro lugar e o Tottenham em segundo. Em aberto está o lugar para a Liga Europa, que vai ser disputado pela Estrela Vermelha e o Olympiacos orientado pelo português Pedro Martins.

Grupo C

O Manchester City é a única equipa que garantiu a qualificação neste grupo. O Shakhtar de Luís Castro está na segunda posição, com seis pontos e vai tentar garantir a qualificação na última jornada frente à Atalanta que tem quatro pontos. O Dínamo de Zagreb está está na luta, com cinco, e vai medir forças com os 'citizens'.

Grupo D

Com a Juventus de Cristiano Ronaldo já classificada, o Atlético de Madrid de João Félix ainda tem que assegurar a passagem à próxima fase na partida frente ao Lokomotiv (último classificado com 3 pontos) de João Mário e Éder. O Leverkusen está a apenas um ponto e recebe a Juventus na última jornada.

Grupo E

É um dos grupos mais em aberto da fase de grupos. O Liverpool ainda pode ser eliminado, apesar de liderar com 10 pontos. O Nápoles está na segunda posição com 9, mas com o Salzburgo 'na cola' com sete pontos. O Genk é quarto, com um ponto.

Grupo F

O Barcelona já está qualificado, Mas o Inter e o Dortmund ainda lutam por uma vaga nos oitavos de final. As duas equipas estão empatados com sete pontos. O Slavia Praga está na última posição, com dois pontos.

Grupo G

No grupo do Benfica, as contas estão bem complicadas. Sem chance para chegar aos oitavos de final, os encarnados vão ter que usar a calculadora para conseguirem apurar-se para os oitavos de final.

As contas do Benfica para se manter na Europa
As contas do Benfica para se manter na Europa
Ver artigo

Com o empate frente ao Benfica, o Leipzig já garantiu o apuramento para a próxima fase, mas Zenit e Lyon, com sete pontos, ainda aspiram a um lugar na próxima fase. Na última jornada, o Benfica recebe o Zenit e o Lyon recebe o Leipzig.

Grupo H

Com o empate frente ao Chelsea, o Valência complicou a qualificação. Para conseguir lograr um lugar na próxima fase, a equipa de Thierry Correia e Gonçalo Guedes (lesionado), tem que fazer o mesmo resultado frente ao Ajax que o Chelsea. Se o emblema 'che' vencer o seu desafio frente ao Ajax e o Chelsea vencer o Lille de Xeka, Renato Sanches, José Fonte e Tiago Djaló. A equipa já está eliminada, e só somou um ponto no grupo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.