O Sporting e o Benfica são as equipas portuguesas com presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os campeões nacionais terminaram a fase de grupos com uma derrota nos Países Baixos diante do Ajax (4-2) mas já estavam qualificados.

O Benfica venceu o Dínamo Kiev por 2-0 e beneficiou da derrota do Barcelona diante do Bayern Munique por 3-0 para também garantir um lugar entre os 16 melhores da Champions. O FC Porto, recorde-se, perdeu com o Atlético Madrid em casa e caiu para a Liga Europa.

Neste momento falta apenas definir a última vaga no Grupo F, entre a Atalanta e o Villarreal. O encontro foi adiado para esta quinta-feira em Bérgamo, devido ao forte nevão que caiu na cidade. A Atalanta joga em casa mas está em desvantagem, já que tem sete pontos, menos um que o Villarreal. Um empate basta aos espanhóis para se apurarem.

Por terem terminado no segundo posto dos respetivos grupos, Benfica e Sporting já sabem que não serão cabeças-de-série no sorteio, pelo que irão defrontar um dos vencedores dos grupos. Entre eles, o Lille, campeão francês, parece ser o mais acessível.

A única certeza é que o Sporting não irá defrontar o Ajax, já que esteve no mesmo grupo dos neerlandeses, e ainda o Benfica, por ser do mesmo país. O Benfica também não poderá defrontar o Bayern Munique, que esteve no seu grupo.

As duas equipas portuguesas já sabem que vão ter como adversários um dos vencedores dos oito agrupamentos: Ajax, Bayern Munique, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid ou Lille.

No mesmo pote de Benfica e Sporting, e por isso fora de hipótese de serem adversários, vão estar o Chelsea, atual campeão europeu, o Atlético Madrid, Inter de Milão, Paris Saint-Germain e Salzburgo.

O sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões realiza-se na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, na segunda-feira, dia 13 de Dezembro. A cerimónia tem início às 12h00 locais, 11h00 de Portugal Continental.

Os jogos da primeira mão dos oitavos de final vão ser disputados em 15, 16, 22 e 23 de fevereiro, enquanto a segunda mão está agendada para 08, 09, 15 e 16 de março.

De recordar que a regra dos golos fora foi abolida, sendo assim, eliminatórias que terminem empatadas após as duas mãos seguem para prolongamento. Se as equipas continuarem empatadas após os 30 minutos adicionais o vencedor será decidido no desempate por penáltis.

Cabeças-de-série (vencedores de grupo)

- Manchester City (grupo A)
- Liverpool (grupo B)
- Ajax (grupo C)
- Real Madrid (grupo D)
- Bayern Munique (grupo E)
- Manchester United (grupo F)
- Juventus (Grupo H)
- Lille (G)

Não cabeças-de-série (2.º classificado de grupo)

- Paris SG (grupo A)
- Atlético Madrid (grupo B)
- Sporting (grupo C)
- Inter Milão (grupo D
- Benfica (grupo E)
- Villarreal ou Atalanta (grupo F)
- Chelsea (grupo H)
- Salzburgo (grupo G)

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.