As ausências de Mathieu e Piccini, ambos a contas com lesões, são um rude golpe para a estratégia de Jorge Jesus tendo em vista o encontro desta terça-feira com a Juventus, da quarta jornada da Liga dos Campeões, jogo decisivo para o futuro europeu dos ‘leões’.

Nesse sentido, o treinador será obrigado a mexer na equipa, nomeadamente no setor defensivo. Ao que tudo indica, será Stefan Ristovski a ocupar a lateral direita, pelo que a grande dúvida reside sobre quem fará dupla com Coates no eixo da defesa. André Pinto poderá estrear-se na Champions, mas a falta de experiência do ex-jogador do SC Braga neste tipo de jogos poderá fazer com que Jesus recorra a outra opção.

E é aqui que surge o nome de William Carvalho. O médio defensivo já em várias ocasiões jogou nessa posição, pelo que seria uma alternativa viável para ocupar a vaga de Mathieu. Mas há um problema. O médio-defensivo sofreu um toque no treino dos ‘leões’, tendo trabalhado esta segunda-feira à margem dos companheiros de equipa.

Em conferência de imprensa, Jorge Jesus confirmou que o internacional português está em dúvida para a receção à equipa de Turim. “Só amanhã é que saberemos a certeza absoluta", adiantou o treinador reservando a decisão final para o apronto de amanhã. Nesse sentido, o treinador ‘leonino’ admite que terá de mudar substancialmente a forma de jogar do Sporting.

"Obriga-me a pensar o jogo de maneira diferente. O William é fundamental na forma como o Sporting prepara o jogo para sair para ataque. Se não puder jogar, mentalizo-me como já me estava a mentalizar se ele tivesse saído. É uma situação normal. Se não jogar ele, jogará outro e terá a minha confiança. Fará um bom jogo. Acredito em todos os jogadores. Todos os treinadores têm sempre mais opções por um outro jogador, em função de outros mas não deixam de acreditar em todos", salientou.

Na ausência de William, Battaglia, que também foi titular no jogo em Turim, deverá assumir a posição 6 do onze 'leonino'. Quanto a Piccini, restam menos dúvidas quanto à alternativa, que passará por Ristovski.

"Acreditamos que sim, mas só amanhã é que ele vai dar resposta. Tem um jogo para a Taça da Liga com o Marítimo e, na minha opinião, teve um bom desempenho. Amanhã vai ter uma oportunidade. Não é novidade para ele, no Macedónia-Itália jogou e agora vai encontrar muitos jogadores da Juventus. É bom para ele, é bom para o Sporting e é bom para o treinador. Tem capacidade par desenvolver um conteúdo de jogo que achamos que tem potencial para isso", afirmou.

Não obstante as preocupações defensivas, Jorge Jesus tem os atacantes Bas Dost e Doumbia aptos para serem titulares contra a Juventus amanhã, resta saber qual deles. O costa-marfinense começou os jogos contra Olympiakos (vitória por 3-2) e Barcelona (derrota por 1-0) enquanto o holandês foi titular em Turim (derrota por 2-1).

De referir ainda que Bruno Fernandes e Coates estão em risco de exclusão da receção ao Olympiakos, caso sejam punidos com um cartão amarelo no jogo desta terça-feira.

O Sporting enfrenta esta terça-feira a Juventus em Alvalade. Com três pontos somados nesta fase de grupos, os 'leões' precisam de conseguir um bom resultado para continuarem a acalentar o 'sonho' de seguir para os oitavos de final da Liga dos Campeões num grupo onde estão Juventus, Barcelona e Olympiakos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.