O futebol português tem nova possibilidade de ter pela primeira vez três equipas nos oitavos de final da Liga dos Campeões, com o Sporting a ter de ‘imitar’ FC Porto e Benfica na despedida da fase de grupos.

Depois de em 2021/22 ter chegado à sexta e última jornada com a qualificação assegurada, enquanto FC Porto e Benfica decidiram o seu futuro nessa ronda, desta vez ‘dragões’ e ‘encarnados’ já têm lugar garantido nos ‘oitavos’, enquanto os ‘leões’ precisam ainda de um ponto para ‘escrever’ uma página ‘dourada’ no futebol nacional, na oitava vez que Portugal conseguiu colocar três equipas na mais importante prova europeia de clubes.

Na última temporada, o Benfica, com um triunfo sobre o Dinamo Kiev (2-0) na Luz, seguiu para a próxima ronda da ‘Champions’, mas o FC Porto acabou por cair para a Liga Europa, após derrota com o Atlético Madrid (3-1) no Dragão.

Agora, os campeões nacionais e o clube da Luz vão lutar pela conquista do Grupo B e Grupo H, respetivamente, que dará o estatuto de cabeça de série no sorteio dos ‘oitavos’, enquanto o Sporting recebe o Eintracht Frankfurt e necessita apenas do empate para fazer história, com o triunfo a poder igualmente garantir o primeiro lugar do Grupo D.

Portugal arrisca mesmo a ser um dos países mais representado nos ‘oitavos’ da ‘Champions’, juntamente com Inglaterra, Alemanha e Itália, dos ‘big 5’, numa altura em que já certo que terá mais clubes do que Espanha.

Em 2006/07, 2007/08, 2012/13, 2014/15, 2016/17 e 2017/18, a presença de clubes portugueses também foi a três, mas nunca tal cenário, com o apuramento pleno, foi possível.

Na ‘estreia’ dos ‘três grandes’, o FC Porto passou no segundo posto do seu grupo atrás de Arsenal e à frente de CSKA Moscovo e Hamburgo, enquanto o Benfica foi terceiro no grupo F, que apurou Manchester United e Celtic, e o Sporting quarto no B, dominado por Bayern e Inter.

Na época seguinte (2007/08), os três ‘grandes’ voltaram a juntar-se na fase de grupos e, uma vez mais, só o FC Porto seguiu para os ‘oitavos’, desta vez como vencedor do Grupo A, superando Liverpool, Marselha e Besiktas. Depois, ‘tombou’ face ao Schalke 04 e a Manuel Neuer, nos penáltis.

Por seu lado, o Benfica voltou a ‘tropeçar’ no Celtic, segundo do Grupo D, atrás do AC Milan, enquanto o Sporting foi batido no F por Manchester United e Roma.

Cinco anos depois (2012/13), o ‘filme’ repetiu-se, com os portistas a serem segundos do Grupo A, cedendo apenas face ao Paris Saint-Germain, para, mais uma vez favoritos, serem afastados nos ‘oitavos’, pelo Málaga (1-0 e 0-2).

O Celtic foi, pela terceira vez, ‘carrasco’ do Benfica, ao ser segundo do Grupo B, arrebatado pelo FC Barcelona, enquanto, desta vez, o Sporting de Braga foi quarto no Grupo H, muito longe de Manchester United, Galatasaray e CFR Cluj.

Em 2014/15, foram novamente os três ‘grandes’ a representar Portugal na fase de grupos e o FC Porto fez ainda melhor, ao atingir os quartos de final.

Os ‘dragões’ venceram, invictos (quatro vitórias e dois empates), o Grupo H, superando Shakhtar Donetsk, Athletic Bilbau e BATE Borisov, para, depois, afastarem o Basileia, antes de serem eliminados pelo Bayern Munique, que ainda assustaram (3-1), antes da goleada na Alemanha (1-6).

O Benfica acabou último do Grupo C, batido por Mónaco, Bayer Leverkusen e Zenit, e o Sporting ficou em terceiro do G, à frente do Maribor, mas cedendo face a Chelsea e Schalke 04.

Dois anos volvidos (2016/17), o FC Porto manteve a tradição, ao seguir para os ‘oitavos’, após superar, no Grupo G, conquistado pelo estreante Leicester, o FC Copenhaga e o Clube Brugge.

Por seu lado, Benfica quebrou a ‘maldição’, ao ser segundo do Grupo B, atrás do Nápoles e à frente de Besiktas e Dinamo Kiev. Quanto ao Sporting, foi último do F, batido por Borussia Dortmund, Real Madrid e até o Legia Varsóvia.

Em 2017/18, o FC Porto seguiu em frente como segundo do Grupo G, atrás do Besiktas e à frente de Leipzig e Mónaco, enquanto o Benfica não somou nenhum ponto no Grupo A, perante Manchester United e Basileia, que se qualificaram, e CSKA Moscovo, enquanto o Sporting foi terceiro no Grupo D, sem hipóteses face a FC Barcelona e Juventus.