O sorteio desta manhã que colocou o FC Porto no caminho da Juventus nos oitavos de final da Champions marca num novo reencontro da 'vecchia signora' com os dragões.

A primeira vez que os dois emblemas se encontraram foi na final da já extinta Taça das Taças a 16 de maio de 1984. Na altura a formação azul e branca foi batida pela 'vecchia signora' de Michel Platini por 2-1, em Basileia na Suíça. António Sousa marcou o único golo dos portugueses, depois dos tentos de Vignola e Boniek.

Daí para cá, a equipa da Invicta já mediu forças em mais quatro ocasiões com os italianos, mas nunca conseguiu saborear o triunfo. Em 2001, na fase de grupos da Champions, Juventus e FC Porto empataram (0-0) em Portugal, mas em Itália foi a equipa de Marcelo Lippi a ditar as regras com um triunfo por 3-1. Em 2016/17, os comandados de Nuno Espírito Santo caíram nos oitavos de final frente à vecchia signora. 2-0 no Dragão e depois 1-0 em Turim.

Frente a equipas portuguesas foram 17 os embates: Em 1967/68, vitória para o Benfica nas meias-finais da Taça dos Campeões (2-0 em Lisboa e 1-0 em Turim). Em 2013/14, as águias impuseram-se, impedindo a Juventus de chegar à final da Liga Europa no seu recinto (1-2 em Lisboa e 0-0 em Itália).

Contudo, no total, frente a equipas lusas, o histórico é claramente favorável para os italianos. Senão vejamos: A Juventus soma 10 vitórias, três empates e quatro derrotas frente a FC Porto, Benfica, Sporting, Marítimo e Vitória de Setúbal.

Recorde-se que o sorteio ditou o embate entre FC Porto e Juventus nos oitavos de final da Champions. A 1.ª mão poderá ser a 16, 17, 23 ou 24 de fevereiro de 2021, no Estádio do Dragão. Já a segunda mão nos dias 10, 16 ou 17 de março, no Estádio Allianz, em Turim.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.