A próxima edição da Liga dos Campeões vai ser marcada pela mudança, quer no formato da competição, quer no peso que vai passar a ter no ranking da UEFA.

A Champions League, até agora, valia apenas um máximo de 38 pontos por clube, contudo agora vai passar a ter um expoente de 46,5 pontos. Esse aumento acaba por ser progressivo, uma vez que, a Liga Europa de 34 vai passar para 40 pontos e a Liga Conferência de 30 sobe para 36,5.

Mas essa não é a maior novidade, já que a partir do próximo ano o vencedor do grupo da competição milionária vai somar doze pontos, o dobro da Liga Europa e mais oito do que na Conference.

Esta mudança advém da reformulação de outra competição que tem andado 'nas bocas do mundo': o Mundial de Clubes. Com 32 clubes, doze deles europeus, entre eles, Benfica e FC Porto. Para escolher quem são essas equipas, nesta temporada, ainda vai ser utilizado o ranking, digamos, tradicional, ao contar apenas os pontos na Liga dos Campeões nas últimas cinco épocas.

A edição de 2024/2025 da Liga dos Campeões vai começar a contabilizar um método de cálculo a quatro anos, ou seja, para definir os participantes do Mundial de Clubes em 2029. Neste caso serão três pontos por vitória (mais um do que atualmente) e mais três pelo apuramento a cada eliminatória (neste momento a UEFA atribui quatro pontos pela passagem para a fase de grupos, cinco para os oitavos e um pela qualificação dos quartos, meias e final).