Em Portugal, Benfica e FC Porto vão lutar até à última jornada pela conquista do título na I Liga, com as águias em posição bem mais confortável, mas para já as duas têm a certeza de terem garantida a entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões 2023/24.

Para as águias, esta será a terceira presença consecutiva na fase de grupos da mais importante prova europeia de clubes, a 19.ª presença do clube da Luz nessa etapa da competição desde que a mesma foi introduzida, em 1991/92. Para o FC Porto, será nada mais, nada menos do que a 27.ª, a quarta consecutiva.

Ainda por cá, o SC Braga viu dissipadas as hipóteses da entrada direta na fase de grupos, mas garantiu um lugar nas pré-eliminatórias de acesso pela primeira vez desde 2012/13. E nas duas anteriores ocasiões em que disputaram essas pré-eliminatórias os minhotos chegaram à fase de grupos

Com as várias Ligas europeias prestes a chegarem ao fim, fazemos o ponto de situação e vemos quem, nos vários campeonatos, já tem tal como Benfica e FC Porto, lugar assegurado na Liga dos Campeões 23/24.

Equipas já matematicamente apuradas para a fase de grupos da Liga dos Campeões 23/24

Ponto de situação por país

Portugal

Em Portugal, portanto, o Benfica foi o primeiro a garantir o seu lugar na fase de grupos. O FC Porto seguiu o exemplo das águias e garantiu na 33.ª jornada da I Liga a segunda vaga direta na fase de grupos. Falta apenas apenas saber em que pote figurarão depois, no sorteio, o que dependerá de quem for e não for campeão nacional.

O Braga, por seu lado, acalentou até à penúltima jornada hipóteses matemáticas de garantir uma vaga direta na fase de grupos, mas na mesma ronda em que viu essas hipóteses caírem por terra garantiu uma vaga nas pré-eliminatórias, face ao empate do Sporting com o Benfica.

Espanha

Em Espanha, o Barcelona sagrou-se campeão na passada semana e garantiu assim um lugar no Pote 1 do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 23/24, que terá lugar a 31 de agosto. O Real Madrid também já tinha garantido matematicamente uma vaga na próxima fase de grupos via Liga espanhola e estará no Pote 2, tal como o Atlético de Madrida, que nesta jornada selou a presença matemática na fase de grupos Champions (e até ultrapassou o rival citadino na classificação da La Liga.

Falta, pois, definir uma vaga, a qual está a ser discutida entre Real Sociedad e Villarreal, com o Bétis também ainda a sonhar. Neste momento, a três jornadas do fim (ou seja, com nove pontos em disputa), os bascos somam 65 pontos, o 'submarino amarelo' 60 e os andaluzes (com menos um jogo disputado) 56.

França

Em França, a Ligue 1 vale, tal como a I Liga portuguesa, três lugares na Champions (dois diretos na fase de grupos e um nas pré-eliminatórias=. E, tal como em Portugal, ainda não há campeão. O Paris Saint-Germain está muito perto de fechar as contas do título, mas para já tem matematicamente garantido um lugar na fase de grupos.

Mais abaixo, com dois jogos (seis pontos) por disputar, o Lens ocupar o 2.º lugar (de apuramento direto) com 78 pontos, enquanto o Marselha é 3.º (lugar de acesso às pré-eliminatórias), com 73. Um dos dois seguirá diretamente para a fase de grupos, o outro jogará então as pré-eliminatórias.

Itália

Em Itália, o Nápoles sagrou-se campeão ao fim de mais de 30 anos e vai estar na fase de grupos (e no Pote 1 do sorteio). Atrás, a Juventus achou que também já tinha uma vaga garantida, mas a punição de pontos que lhe foi (novamente) aplicada atirou-a para o 7º posto, quase sem hipóteses de ir à Champions (a menos que a decisão volte a ser revertida).

No 2.º lugar está agora a Lazio, que com 68 pontos, a duas jornadas do fim da Serie A, também já garantiu - face ao castigo imposto à turma de Turim - uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões

As outras duas vagas estão em aberto, com três equipas a lutarem por ela: o Inter é 3.º, com 66 pontos, o Milan 4.º, com 64, e a Atalanta 5.ª, com 61. Curiosamente, Inter e Atalanta medem forças na próxima ronda.

A Roma de Mourinho, com 60 pontos, ainda tem hipóteses matemáticas nesta luta, mas tem outra via aberta para chegar à fase de grupos da Champions, via Liga Europa (vão disputar a final com o Sevilha, a 31 de maio, e quem ganhar tem lugar garantido no Pote 1 do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 23/24.

Efetivamente, pode até dar-se o caso de a Itália vir a ter seis equipas na fase de grupos da próxima edição da Champions. É que Inter também vai estar na final da Champions. Assim, num cenário hipotético, se a classificação final da Serie A for Nápoles, Lazio, Milan e Atalanta nos quatro primeiros lugares, Inter em 5.º mas a vencer a Champions, e Roma em 6.º mas a vencer a Liga Europa, teríamos então seis representantes italianos na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões.

Inglaterra

Em Inglaterra, o Manchester City confirmou neste fim de semana a revalidação do título na Premier League e vai integrar o Pote 1 do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Arsenal, por seu lado, deixou fugir o título depois de liderar a classificação durante muito tempo, mas tem como consolação o facto de ter já garantido o regresso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Quem também já garantiram esse regresso foi o Newcastle (vai para o Pote 4). A derradeira vaga será discutida na 38.ª e última jornada entre Manchcester United e Liverpool. O United soma mais três pontos do que o Liverpool, pelo que lhe basta um empate na receção ao Fulham para garantir a vaga (o Liverpool, por seu lado, visita o Southampton).

Alemanha

Na Bundesliga, pode haver uma grande surpresa no que toca ao campeão, com o Borussia Dortmund à frente do Bayern Munique à entrada para a derradeira jornada. As duas equipas já têm lugar garantido na fase de grupos da próxima Champions, sendo que a que for campeã irá depois para o Pote 1 no sorteio e a outra para o Pote 2.

Terceiro classificado, o Lepzig também já garantiu lugar (e vai estar também no Pote 2). A quarta e última vaga está em aberto e com emoção até ao fim: Union Berlim e Friburgo entram para a derradeira jornada com os mesmos 59 pontos. O Union Berlim recebe o Werder Bremen e tem um saldo de golos de +12. O Friburgo visita o Eitracht Frankfurt e tem um saldo de +8. Quer isto dizer que as duas dependem só de si, embora caso o Union Berlim vença, para ficar com o 4.º lugar o Fruburgo tenha de vencer o seu jogo por mais cinco golos de diferença do que os da capital.

Países Baixos

Os Países Baixos ainda terão em 2022/23 apenas duas equipas na Liga dos Campeões (passarão a ter três em 2023/24, por troca com Portugal), e só uma com acesso direto à fase de grupos. O Feyenoord garantiu há duas semanas a conquista do título na Liga neerlandesa e selou assim, também, presença na fase de grupos da próxima edição da Champions. O PSV irá às pré-eliminatórias.

Escócia, Sérvia e Áustria

Tal como os Países Baixos, também os campeões de Escócia, Sérvia e Áustria têm acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões. Na Escócia (Celtic) e na Sérvia (Estrela Vermelha) já tinham garantido nas passadas semanas o título e a consequente presença nessa fase de grupos. Nesta semana foi a vez de o Red Bull Salzburgo selar a conquista do seu décimo título de campeão consecutivo e garantir lugar na fase de grupos da Champions 23/24.