O Benfica defronta esta terça-feira o AEK de Atenas, em jogo da segunda jornada do Grupo E da Liga dos Campeões. Um encontro muito importante para as aspirações dos 'encarnados' na prova, depois da derrota na jornada inaugural frente ao Bayern Munique na Luz.

Na antevisão do encontro, Rui Vitória desvalorizou o facto de o Benfica não vencer na fase regular da prova há oito jogos.

"Olho muito para o presente e nisso vejo uma equipa que começou a trabalhar desde julho, fez quatro jogos de Champions difíceis, depois de uns segundos encontros mais difíceis após uns primeiros resultados apertados. Esta equipa perdeu com o Bayern Munique mas já ganhamos estas duas eliminatórias [de acesso à Champions]. O passado vale o que vale, estamos preparados para o jogo, cientes da nossa responsabilidade que advém do facto de representarmos o Benfica e de querer ganhar. Queremos muito ganhar, acreditamos em nós e pensamos no presente", adiantou o técnico.

Instado a abordar também o Clássico com o FC Porto do próximo domingo. Será que esse jogo importante na Liga mexe com a cabeça dos jogadores? Rui Vitória não sabe o que vai na cabeça de cada mas espera que o foco esteja apenas no AEK.

"Nunca sabemos o que os jogadores estão a pensar, o que lhes vai na cabeça mas há algo que cultivamos internamente: olhar para cada jogo e não pensar no antes e no depois. Não se pode viver por antecipação, não vale a pena pensar nisso. Há, sim, uma preocupação exclusiva com o próximo jogo, viver o jogo de amanhã. Não vale a pena pensar no jogo de domingo com o FC Porto porque não faz parte da nossa forma de estar", garantiu.

Sem Jardel, lesionado, o técnico ainda não sabe quem deverá jogar ao lado de Rúben Dias. Conti apareceu na conferência de imprensa ao lado do técnico, pelo que tudo indica que será ele o titular. Mas o argentino estará fora do clássico com o FC Porto, uma vez que foi expulso no empate com o Desportivo de Chaves. As opções são Conti e Lema para fazer dupla com Rúben Dias.

"Não adianto ainda [quem vai jogar] porque nestas questões... é melhor esperar até ao último momento. Mas também nunca o faço. Entrará um jogador com capacidade. Alguns ainda não entraram porque ainda não surgiu a oportunidade, mas o 'azar' de uns e o momento para outros começarem uma época uma carreira dentro de um clube. Gostava de ter todos mas, não estando, há soluções", garante.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Benfica, o técnico do AEK falou do momento menos bom do Benfica, atirando a pressão para o lado dos vice-campeões de Portugal. Rui Vitória sublinha que a questão do favoritismo é apenas conversa.

"Não ligo muito a favoritismos. É um jogo de Champions, de dois adversários que querem pontuar e ganhar. O AEK joga em casa, tem feito um início de temporada positivo, vai querer ganhar porque joga em casa. Nós não vivemos com estas questões mas sim com o pragmatismo de olhar para a prova e ver um adversário com valor. Do nosso lado está uma equipa que sabe do seu valor e que sabe que tem capacidade para ganhar o jogo. Temos os nossos argumentos, agora é po-los em prática com determinação e convicção para ganhar. O resto é conversa", atirou.

O AEK Atenas - Benfica, da 2.ª jornada do Grupo E da 'Champions', está agendado para às 20h00 desta terça-feira, no Estádio Oaka Spiridon Louis e será dirigido pelo árbitro israelita Orel Grinfeld. De recordar que na primeira jornada os 'encarnados' perderam em casa com o Bayern Munique por 2-0, enquanto a turma grega perdeu fora com o Ajax por 3-0.

De recordar que a equipa comandada por Rui Vitória vem de uma série de oito derrotas consecutivas na fase de grupos da Liga dos Campeões e não vence um jogo nesta fase da prova desde fevereiro de 2017 quando derrotou na Luz o Borussia Dortmund por 1-0.