O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, fez esta tarde o lançamento do jogo desta terça-feira diante do FC Barcelona, relativo à quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Para o técnico português, os dragões terão de estar perto da perfeição para conseguir sair da Catalunha com os três pontos. Conceição desvaloriza os resultados negativos recentes de um adversário que antevê que esteja muito forte.

Sobre o jogo: "Um bom resultado será a vitória, sem dúvida. Será preciso uma grandíssima noite para levarmos daqui a vitória. Temos de roçar a perfeição contra uma equipa como esta do Barcelona. Independentemente dos momentos das equipas, estes são sempre jogos de altíssimo nível, onde os jogadores estão super motivados. Olhamos para o outro lado, para o plantel do Barcelona, e vemos todos os setores cheios de grandíssimos jogadores. É preciso uma grande noite para ganharmos aqui, sem dúvida"

Elogios a Xavi: "Estamos perante dois dos clubes que têm mais presenças na melhor prova de clubes do mundo. Isso diz muito da história e do peso de ambos. Estas crises ou pseudo-crises são muito passageiras nestes clubes, até porque têm jogadores que são grandíssimos campeões e que conseguem, em momentos menos bons, colocar algo mais. Sabemos que vamos encontrar uma equipa fortíssima, cheia de bons jogadores, com um treinador com uma experiência muito grande nesta competição. Estamos à espera de um Barcelona fortíssimo, independentemente dos jogadores que entrarem em campo. Vai ser um jogo disputado de duas equipas boas desta prova"

Estratégia a utilizar: "O jogo é feito de diferentes momentos. Há momentos em que vamos defender de forma mais baixa, noutras, vamos estar num bloco médio, noutras, vamos pressionar alto o Barcelona... Cada jogo tem a sua história. No Dragão, foi um jogo com determinadas caraterísticas, e, aqui, vai ser outro. Quem faz a história desse jogo é a forma como olhamos para ele e aquilo que damos dentro das nossas caraterísticas. Se formos fiéis àquilo que somos, podemos levar o jogo para onde queremos, e isso é importante, mesmo na Liga dos Campeões"

Barcelona mais pressionado?: "Pelo passado recente, o Barcelona não tem entrado tão bem nos jogos, mas, na parte final, demonstra muita força. Com jogadores tão experientes como os do Barcelona, não vão sentir nenhum tipo de pressão extra. É a pressão de fazer um jogo de futebol, na Liga dos Campeões, onde vão querer ganhar, tal como nós. Também estamos pressionados, de quatro em quatro dias, a dar resposta em todas as competições. A pressão é igual em todo o lado. Essa pressão até é positiva"

Pepe e Zaidu aptos?: "Não sei estão preparados para nove minutos, imagine para 90... Fizeram hoje o primeiro treino com a equipa. Vou decidir, porque cada hora que passa é importante. Mesmo que um deles não possa dar o contributo... Falamos do Pepe, que é sempre um jogador muito importante, não só dentro, como fora do campo, por isso é que nos acompanha"

O primeiro lugar do grupo: "Nós queremos competir, queremos olhar para o jogo concentrados e entusiasmados, sem olhar para a tabela, porque acho que não vale muito a pena. Olhando para o lado, podemos distrair-nos num desses momentos e pode ser fatal. Não quero isso"