O Comité Executivo da UEFA aprovou esta terça-feira o novo formato para as competições de clubes, a entrar em vigor a partir da temporada 2024/25.

O novo conceito revolucionará por completo o atual formato da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência Europa.

Com as alterações, as três competições passarão a contar, cada uma, com 36 clubes na sua fase principal, sendo a maior alteração a transformação da fase de grupos tradicional numa fase de Liga única, que incluirá todos esses participantes.

Nessa Liga única, cada clube irá disputar oito jogos jogos (ou seja, mais dois dos que os seis que disputam atualmente na fase de grupos), contra oito adversários diferentes (disputando quatro partidas em casa e quatro fora).

Depois, os oito melhores classificados dessa Liga única seguem diretamente para a fase a eliminar, com as equipas que terminarem entre o 9º o 24.º lugar a disputarem um "playoff" a duas mãos de forma a ditarem os restantes apurados para os oitavos-de-final da competição.

No que toca especificamente à Liga dos Campeões e ao acesso à competição, o 5.º país do ranking da UEFA vai passar a colocar três clubes diretamente nessa fase de grupos (agora fase de Liga única), com o 6.º país melhor classificado do ranking (posição onde se encontra atualmente Portugal, embora vá arrancar a próxima época em 7.º) continuará a contar com duas equipas com entrada direta, mais uma nas pré-eliminatórias.

Depois, os oito melhores classificados dessa Liga única seguem diretamente para a fase a eliminar, com as equipas que terminarem entre o 9º o 24.º lugar a disputarem um "playoff" a duas mãos de forma a ditarem os restantes apurados para os oitavos-de-final da competição.

O 5.º país do ranking da UEFA vai passar a colocar três clubes diretamente nessa fase de grupos (agora fase de Liga única), com o 6.º país melhor classificado do ranking (posição onde se encontra atualmente Portugal, embora vá arrancar a próxima época em 7.º) continuará a contar com duas equipas com entrada direta, mais uma nas pré-eliminatórias.

Comparando com os 32 clubes que atualmente se apuram para a fases de grupos, os quatro extra que elevarão esse número para 36 serão: mais uma entrada direta para o
5.º país do ranking (atualmente tem direito a duas entradas diretas e a uma presença nas pré-eliminatórias), mais um clube vindo do caminho dos campeões (passará dos atuais quatro para cinco), e mais um clube vindo de cada um dos países com melhor pontuação no ranking na época anterior (esta temporada, a título de exemplo, foram Inglaterra e Países Baixos).

Mudanças de formato semelhantes também serão aplicadas à UEFA Europa League (oito jogos na fase de Liga) e na UEFA Europa Conference League (seis jogos na fase de Liga) e ambas também incluirão 36 equipas na fase de Liga.

UEFA justifica alterações

"Após uma exaustiva consulta às partes interessadas na modalidade, o Comité Executivo da UEFA aprovou hoje, em Viena, o formato final e a lista de acesso para as competições europeias de clubes a partir da época 2024/25, na sequência da sua decisão de 19 de Abril de 2021, ao introduzir o chamado 'Sistema suíço'", pode ler-se num comunicado publicado no site oficial da UEFA.

Sobre estas decisões, o Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, afirmou:

“A UEFA mostrou hoje que estamos totalmente empenhados em respeitar os valores fundamentais do desporto e em defender o princípio fundamental de competições abertas, com qualificação baseada no mérito desportivo, totalmente em linha com os valores e o modelo desportivo europeu solidário. Estamos convencidos de que o formato escolhido atinge o equilíbrio certo e que melhorará o equilíbrio competitivo e gerará receitas sólidas que podem ser distribuídas pelo clubes, ligas e ao futebol das raízes em todo o nosso continente, aumentando o apelo e a popularidade das nossas competições de clubes".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.