Disputada que está a quinta jornada de Liga dos Campeões e Liga Europa, antevê-se já uma última ronda "quente" para os clubes portugueses que disputam as competições europeias. O futuro das quatro equipas em questão poderia ter ficado já definido, mas os resultados pouco convincentes - três empates e uma derrota - adiaram as decisões para dezembro.

Benfica: Europa assegurada, Liga dos Campeões e primeiro lugar por garantir

Ao intervalo do jogo com o Besiktas poucos acreditariam que os 'encarnados' pudessem não garantir desde logo a continuidade na Liga dos Campeões, mas o descalabro do segundo tempo deixou a equipa de Rui Vitória num 'limbo' até 6 de dezembro. O empate a três bolas na Turquia manteve o Benfica na liderança do grupo B em igualdade pontual com o Nápoles, com oito pontos. As duas equipas defrontam-se na última jornada, na Luz, num encontro absolutamente decisivo.

O Besiktas, entretanto, está à espreita. Com apenas menos um ponto do que os dois líderes, os turcos esperam ainda seguir em frente na principal competição de clubes da UEFA, e têm fortes hipóteses de o conseguir. Para tal 'basta' vencerem na Ucrânia o Dínamo Kiev, que já está eliminado das provas europeias.

Certo é que o Benfica, tal como Nápoles e Besiktas, vai continuar nas competições europeias. Se vencer o Nápoles em casa, garante a passagem aos 'oitavos' e o primeiro lugar no grupo B. Se empatar ou perder, a hipótese do primeiro lugar esfuma-se e o segundo posto fica dependente do resultado do Dínamo Kiev - Besiktas. Em caso de empate ou derrota com o Nápoles, precisará que o Besiktas não vença o seu encontro para poder seguir em frente na 'Champions', no segundo lugar, caso contrário Nápoles e Besiktas seguem em frente e o Benfica 'cai' para a Liga Europa.

Sporting: Champions por um canudo, Liga Europa para assegurar na Polónia

No caso do Sporting as contas são ainda mais simples, devido à classificação no grupo F. Com Dortmund e Real Madrid como 'pesos pesados' do agrupamento, os 'leões' sabiam desde logo que seguir em frente na Liga dos Campeões não seria pêra doce, e assim se verificou. Os 'leões' perderam todos os jogos frente aos dois favoritos, embora sempre pela margem mínima, e estão já impossibilitados de seguir em frente na 'Champions'.

A vitória por 2-0 na receção ao Légia, na primeira volta, deixa no entanto a equipa de Jorge Jesus em boa posição para garantir a Liga Europa. Com três pontos no terceiro posto, e somando o Légia um ponto (empatou na receção ao Real Madrid, perdeu os restantes jogos), o terceiro posto será decidido em Varsóvia, no Légia-Sporting.

Para garantir a presença nos 16-avos-de-final de final da Liga Europa, o Sporting precisa apenas de não perder no terreno do Légia. Em caso de uma inesperada derrota, porém, fica fora das competições europeias. O resultado do Real Madrid-Dortmund, portanto, não tem qualquer importância para os homens de Jesus.

FC Porto: Europa já não foge, 'oitavos' da Champions são o objetivo

As contas dos 'dragões' no que respeita à última jornada, tal como no caso do Benfica, poderão estar dependentes do resultado de terceiros, sendo que a grande diferença é que o primeiro lugar no grupo G está já inalcançável. Quanto ao segundo posto, há fortes hipóteses de este ser garantido na última ronda, mas ainda há espaço para um eventual deslize.

A derrota em Leicester e os empates na receção ao Club Brugge e na deslocação a Copenhaga deixaram os 'dragões' com a situação por definir, mas não desfavorável. A última ronda colocará frente-a-frente o FC Porto e um Leicester já com o primeiro lugar garantido, tendo mais cinco pontos do que os 'dragões'. No outro jogo, o Copenhaga, com menos dois pontos do que o FC Porto, desloca-se ao terreno do Club Brugge, que com zero pontos está já fora da Europa.

As contas, então, são relativamente simples. Em caso de vitória frente ao Leicester, o FC Porto garante o segundo lugar, independentemente de terceiros. Caso empate ou perca diante dos ingleses, aí o Club Brugge-Copenhaga ganha importância acrescida. Caso o Copenhaga não vença na Bélgica, a equipa de Nuno Espírito Santo pode dar-se ao "luxo" de empatar ou perder em casa frente aos campeões ingleses e mesmo assim continuará na 'Champions'. Se os dinamarqueses vencerem e o FC Porto empatar ou perder, os 'dragões' seguem para a Liga Europa.

Sporting de Braga: reencontro com Paulo Fonseca é dia de decisões

A equipa minhota podia ter garantido a passagem aos 16-avos-de-final da Liga Europa já na Bélgica, diante do Gent, mas acabou por empatar a duas bolas e adiou também para a última ronda as decisões.

O grupo H da Liga Europa tem o Shakhtar como líder destacado, com um pleno de vitórias, e o primeiro lugar assegurado, somando por agora 15 pontos. A continuidade do Sp. Braga na segunda competição europeia, portanto, ficará dependente do reencontro dos minhotos com Paulo Fonseca, em Braga, sendo que o Konyaspor-Gent também poderá influenciar no desfecho.

Caso triunfe frente ao Shakhtar, que já não tem nada por decidir, o Sporting de Braga segue em frente na prova. Em caso de empate ou derrota, porém, precisará de esperar que o Gent não vença na Turquia, caso contrário ficará fora das competições europeias. Certo é que o Konyaspor, com apenas um ponto, já não tem hipóteses de seguir em frente.

*Artigo atualizado às 13h24.