Os adeptos do Légia de Varsóvia, líder do campeonato de futebol polaco, foram proibidos de acompanhar a sua equipa nas próximas três viagens, como consequência dos distúrbios causados na passada sexta-feira após o jogo com o Wisla Cracóvia.

Segundo a direção da primeira divisão polaca (Ekstraklasa), esta medida foi tomada por causa dos comportamentos dos adeptos do Légia, que atiraram petardos, partiram material na casa de banho, arremessaram objetos contra os adeptos do Wisla e insultaram-nos.

Além disso, o Légia, adversário eliminado pelo Sporting nos 16 avos de final da Liga Europa, terá que pagar uma multa de 20 mil zlotys (4800 euros), enquanto que a multa do Wisla será de 10mil zlotys (2400 euros) por arremesso de objetos, insultos e lançamento de petardos.

Os encontros entre o Légia de Varsóvia e o Wisla de Cracóvia ainda são considerados de alto risco por uma rivalidade histórica entre a capital e a antiga cidade real da Polónia.

O jogo de 30 março, que ficou pautado por uma “chuva” de cartões amarelos e dois cartões vermelhos, acabou num empate a zero, que deixou o Ruch Chorzow (segundo classificado) a um ponto do Légia, a seis jornadas do fim da época.

A Polónia tem 38,2 milhões de habitantes e co-organiza o Euro2012, de 8 de junho a 1 de julho, com a vizinha Ucrânia.